Siga o OTD

Esgrima

São Paulo fatura três ouros no Campeonato Brasileiro Interclubes

Nas disputas por equipes no florete masculino, espada feminino e sabre masculino só deu um estado como campeão: São Paulo

Na imagem, equipe de São Paulo de florete comemora um dos três ouros do dia.
Equipe de São Paulo de florete comemora um dos três ouros do dia. Foto: Rosele Sanchotene

Total domínio paulista no segundo dia do Campeonato Brasileiro Interclubes Adulto, disputado no Grêmio Náutico União, em Porto Alegre (RS). Nesta sexta-feira (13), nas competições por equipes, São Paulo conquistou títulos de campeão nas três armas que foram às pistas: florete masculino, espada feminino e sabre masculino.

+ Compartilhe no WhatsApp
+ Compartilhe no Telegram

Florete masculino

Logo após superarem seus respectivos segundos times na fase semifinal, gaúchos e paulistas decidiram o título por equipes no florete masculino. Jogando em casa, o conjunto do Rio Grande do Sul tinha como principal expoente Guilherme Toldo, campeão individual e presença praticamente certa nos Jogos Olímpicos de Paris. Ao seu lado, Pedro Marostega, Jerônimo Machado e Vicente Hofmeister. 

Se o campeão individual estava de um lado, o vice defendia o outro, o jovem Ricardo Pacheco, do Paulistano, fazia parte da equipe de São Paulo. Juntamente a ele, o experiente Heitor Shimbo, André Mura e Pierre Souza. E os paulistas mostraram não terem ido a passeio a Porto Alegre, mas sim em busca do ouro.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIK TOK E FACEBOOK

Os gaúchos saíram na frente, porém o time paulista mostrou muita competência, virou o placar e abriu vantagem nos combates. Dessa forma, no duelo final, a experiência de Shimbo segurou o ímpeto de Toldo e garantiu a vitória por 43-41, conquistando o título brasileiro diante dos donos da casa. Além disso, o time 2 do Rio Grande do Sul levou o bronze.

“Estamos muito felizes. A vitória foi fruto de um trabalho tático, feito em conjunto. Sabíamos que poderíamos começar perdendo, mas nos preparamos para reagir e virar. Enfrentamos uma equipe muito forte. Como o último jogo seria contra o Toldo, era importante que meus companheiros deixassem uma ‘gordurinha’ para que eu pusesse queimar. Deu certo”, explicou Heitor Shimbo.

Espada feminino

Em seguida, na competição feminina de espada, as equipes de São Paulo e do Paraná decidiram o título. Depois de também eliminarem seus respectivos segundos conjuntos na fase semifinal.

Campeã individual da arma na véspera, Clara Amaral (Pinheiros) era um dos destaques da equipe paulista, ao lado de sua companheira de clube, Maria Rita de Camargo, e de Laura Correia e Renata Zettermann, ambas do Paulistano. Pelo lado paranaense, as bem ranqueadas Tabea Alves, Lorana Schwantes e Aydée Dias, com Fernanda Camargo completando o time, todas da AMK.  

Após combates bastante movimentados entre as atletas, as paulistas abriram vantagem no placar e encaminharam o resultado positivo. Sobretudo, uma expressiva vitória por 45-30 garantiu mais um título de equipes para São Paulo. Ademais, a equipe 2 do Paraná ficou com o bronze.

“Temos uma boa dinâmica como equipe, capacidade de enfrentar quaisquer adversários de igual para igual. Não consideramos que há reservas ou titulares, tentamos que todas joguem. É uma equipe muito equilibrada”, afirmou Renata Zettermann.

Sabre masculino

Por fim, o domínio paulista em competições por equipes foi total no segundo dia de disputa do Campeonato Brasileiro, em Porto Alegre. Ao ponto de, na final do sabre masculino, a disputa pelo ouro ficar restrita aos times 1 e 2 de São Paulo, que nas semifinais eliminaram os dois conjuntos gaúchos.

Mantida a hegemonia, as duas equipes paulistas duelaram pelo lugar mais alto do pódio. E quem levou a melhor foi a forte equipe de número 1, formada por Bruno Pekelman (Pinheiros), Henrique Garrigós, Murilo Garrigós e Fábio Salles (os três do Paulistano), que venceu por 45-33 a formação que tinha Fernando Fachini (Paulistano), Erico Patto, Dylan Ikuno e Gabriel Vasques (os três do Pinheiros).

“Enfrentar adversários conhecidos, do mesmo estado, é bom e ruim: os conhecemos e eles nos conhecem. Quem utilizar melhor esses conhecimentos leva a melhor”, disse Henrique Garrigós.

*Com informações da Confederação Brasileira de Esgrima (CBE).

Jornalista formado em 2013, mas que atuo desde 2008, quando ingressei na Universidade P. Mackenzie, Trabalhei por seis anos no Diário Lance!. Passei por Punteiro Izquierdo, Surto Olímpico, Torcedores e Secretaria Municipal de Esportes e Lazer de São Paulo. Entrei no OTD em Abril de 2023.

Mais em Esgrima