Siga o OTD

Esgrima

Brasileiros participam de Torneios Satélite de esgrima na Europa

Karina Trois, Ana Beatriz Bulcão e Luca Pellegrinello disputaram diferentes Torneios Satélite de esgrima ao redor da Europa neste domingo, 24

Karina Trois participa de Torneio Satélite de esgrima na Bulgaria (Foto: Wander Roberto/COB)
(Foto: Wander Roberto/COB)

Neste domingo (24), diversos brasileiros participaram de Torneios Satélite de esgrima ao redor de todo o mundo. Entre eles, Karina Trois disputou no sabre, mas caiu nos 1/16 de final para Valeria Bolchakova em torneio na cidade de Sofia, na Bulgária. Já Ana Beatriz Bulcão ficou nos 1/32 em partida de florete contra romena Olga Sopit pelo Torneio Satélite de Timisoara, na Romênia. Por fim, Luca Pellegrinello deixou o torneio em Belgrado, na Sérvia, ainda na fase inicial de ranqueamento.

+ Guia Olímpico da Esgrima para Paris-2024

Dos três brasileiros que competiram, Bia Bulcão era a atleta com maiores pretensões. Ela estava bem posicionada entre as atletas do continente no ranking olímpico e estava disputando diretamente uma vaga para os Jogos Olímpicos de Paris em 2024. Além disso, havia até mesmo a possibilidade de conquistar a vaga através da equipe brasileira de florete feminino ou, posteriormente, pelo Pré-Olímpico, uma vez que liderava o ranking nacional. Ademais, Bia foi a única atleta feminina que disputou os dois Torneios Satélites dessa temporada. Em São Paulo, conquistou a medalha de bronze. Em Singapura, foi eliminada nas quartas de final, ficando a apenas um jogo de conquistar outra medalha.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIK TOK E FACEBOOK

Karina Trois também tinha pretensões olímpicas no sabre e estava disputando o seu primeiro desafio internacional da temporada em Sofia. Já Luca Pellegrinello enfrentava seu primeiro grande torneio mundial na categoria adulta e procurava adquirir experiência para as próximas competições.

Classificação Olímpica

No ranking olímpico, cada arma e gênero terá pontuação em cinco Copas do Mundo e três Grand Prix, além dos campeonatos zonais como o Pan-Americano (dentro dos continentes) e o Campeonato Mundial. A classificação dos esgrimistas para os Jogos Olímpicos é iniciada pelas equipes. As quatro melhores do ranking olímpico já garantem a vaga em Paris. Após, é feita a classificação de uma equipe por continente, desde que estejam posicionadas entre as 16 melhores do mundo.

Após a classificação das equipes, é a vez da qualificação individual. O melhor atleta de cada continente em seu gênero e arma assegura a vaga. Por fim, é a vez do Pré-Olímpico Continental, que acontece meses antes dos Jogos, já em 2024. No caso, os países que ainda não tiveram um atleta classificado na arma e gênero poderão enviar um atleta para a disputa, onde apenas o campeão carimba o passaporte para a França.

Como jornalista e atleta de tiro com arco, me vejo fascinada por contar histórias de como sonhos olímpicos se realizam. Vamos Brasil!

Mais em Esgrima