Siga o OTD

Esgrima

Guilherme Toldo conquista bronze em Torneio Satélite no México

Guilherme Toldo subiu ao pódio no Torneio Satélite de Monterrey e somou pontos importantes no ranking olímpico

Guilherme Toldo vibra com vitória no Torneio Satélite de São Paulo
Guilherme Toldo vibra com vitória (Foto de Arquivo: Rosele Sanchoten)

Guilherme Toldo voltou a ter grande participação em uma etapa internacional de esgrima. No último domingo (17), o brasileiro faturou o bronze no Torneio Satélite de Monterrey, no México. A competição vale pontos para o ranking olímpico, que dá vaga aos Jogos de Paris 2024.

Esta se tornou a segunda vez que Toldo subiu ao pódio na temporada internacional 2023/2024 da esgrima. Anteriormente, no início deste mês, o brasileiro ficou com a prata no Torneio Satélite de São Paulo. Na ocasião, ele caiu na final para o chileno Leopoldo Alarcon.

A campanha de Toldo

Torneio Satélite de Monterrey, Toldo entrou como um dos favoritos, pois ocupa a 33ª colocação do ranking mundial. Na pule, fez campanha invicta e conquistou seis vitórias nos seis jogos disputados. Os resultados vieram contra os mexicanos Sergio Ochoa (5 a 1), Jesus Emilio Mares (5 a 2), Rodriguez Muñoz (5 a 0), Carlos Daniel Lopez (5 a 4) e Michael Vazquez (5 a 3), além do norte-americano John Griffin (5 a 1).

Contudo, apesar do desempenho, Toldo ficou com a quarta melhor campanha da primeira fase. No quadro de 16, ele reencontrou o britânico Kamal Minott, seu adversário em São Paulo. Novamente, o brasileiro levou a melhor, vencendo por 15 a 4.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIK TOK E FACEBOOK

Em seguida, no quadro de 8, Toldo encarou o mexicano Carlos Daniel Lopez, atleta que teve mais trabalho para vencer na pule. O brasileiro passou com placar de 15 a 10 para garantir a medalha. Em um jogo emocionante na semifinal, acabou sendo eliminado por outro esgrimista da casa, Tommaso Archilei, por apenas um ponto: 15 a 14. Archilei ficou com a prata, perdendo a decisão para Diego Cervantes, também do México. O ucraniano Klod Yunes levou para casa a outra medalha de bronze.

*Com informações da Confederação Brasileira de Esgrima (CBE)

Jornalista recifense formado na Faculdade Boa Viagem, apaixonado por futebol, atletismo, basquete e outros esportes.

Mais em Esgrima