Siga o OTD

Esgrima

Pekelman e mais quatro brasileiros não avançam no Mundial

Bruno Pekelman e Victória Vizeu foram os brasileiros mais próximos de avançar para a chave principal no sabre masculino e na espada feminina

Na imagem, Bruno Pekelman contra Kento Yoshida na pule.
Bruno Pekelman enfrentou Kento Yoshida na pule. Foto: Augusto Bizzi/FIE

Neste sábado (22) começou o Mundial de Esgrima, em Milão, no norte da Itália. Contudo, os brasileiros que competiram no sabre masculino e na espada feminina não seguiram para a chave principal do Campeonato. Bruno Pekelman e Victória Vizeu foram os que chegaram mais longe, caindo no último quadro preliminar.

+ Compartilhe no WhatsApp
+ Compartilhe no Telegram

Sabre para os homens

Inicialmente, Bruno Pekelman participou da pule 13 do sabre, vencendo três dos seis jogos que disputou. Assim, as vitórias foram contra o saudita Ahmed Alqudihi (5 a 2), o português Tomas Branco (5 a 0) e o irlandês Michael Jacob (5 a 1). Ele caiu para o australiano Sean Andrews (4 a 5), o japonês Kento Yoshida (2 a 5) e o tunisiano Fares Ferjani (2 a 5). Dessa forma, seu desempenho o colocou como o 70° melhor atleta da primeira etapa do torneio. No primeiro quadro preliminar, ele eliminou o mesmo saudita que havia vencido na pule, Ahmed Alqudihi. Desta vez por 15 a 8. Porém, o brasileiro se despediu na sequência, após perder para o uzbeque Zuhriddin Kodirov: 11 a 15.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIK TOK E FACEBOOK

Ademais, o outro sabrista brasileiro que esteve na pista italiana foi Fábio Salles. Na pule, teve desempenho parecido a Pekelman, com três triunfos e três revés. Bateu o argentino Tomas Francisco Alitisz (5 a 3), o espanhol Andres Hernandez Caballero (5 a 1) e o indiano Krishna Shinde (5 a 1). Todavia foi superado pelo canadense Fares Arfa (3 a 5), pelo grego Panagiotis Kontoeidis (4 a 5) e pelo egípcio Medhat Moataz (1 a 5). Ele ficou com a 74ª colocação na pule. Na sequência, no primeiro quadro preliminar, foi derrotado pelo colombiano Mario Palacios, com 11 a 15 no placar.

Espada para as mulheres

Não só Pekelman e Salles, mas também três atletas no feminino representaram o Brasil neste primeiro dia de competições do Mundial. Dessa maneira, Victória Vizeu fez uma campanha de recuperação e chegou perto da chave principal. A princípio, sofreu e passou para o primeiro quadro preliminar na última vaga, em 132° lugar.

Na pule, ganhou apenas da australiana Courtney Buchanan (5 a 3). Acumulou derrotas para canadense Leonora Mackinnon (3 a 5), para a russa Iana Bekmurzova (4 a 5), para a croata Andrea Majdandzic (2 a 5) e para húngara Ezter Muhari (3 a 5). Depois, eliminou a georgiana Arina Korneeva por 15 a 13, passando para o segundo quadro preliminar. Caiu para a uzbeque Shakhzoda Egamberdieva, por apenas dois toques: 13 a 15.

As outras duas espadistas brasileiras que atuaram neste sábado tiveram desempenhos semelhantes entre si. Marcela Silva e Amanda Netto Simeão venceram três desafios na pule. Passaram, respectivamente, em 89° e 94° lugares. Por fim, Amanda caiu para a israelense Yana Botvinnik (9 a 10), enquanto Marcela foi eliminada pela tcheca Anna Coufalova (9 a 15), ambas no primeiro quadro preliminar.

O Brasil ainda tem uma representante na chave principal da espada, que compete na próxima terça-feira (25). Nathalie Moellhausen estreia contra a suíça Angela Krieger, às 4h45 (horário de Brasília), pelo quadro de 64. Amanhã será a vez da espada masculino e do florete feminino.

Com informações da Confederação Brasileira de Esgrima (CBE).

Jornalista formado em 2013, mas que atuo desde 2008, quando ingressei na Universidade P. Mackenzie, Trabalhei por seis anos no Diário Lance!. Passei por Punteiro Izquierdo, Surto Olímpico, Torcedores e Secretaria Municipal de Esportes e Lazer de São Paulo. Entrei no OTD em Abril de 2023.

Mais em Esgrima