Siga o OTD

Esgrima

Rafaella Gomes vai à chave principal do florete no Mundial

Rafaella Gomes, de 19 anos, se garantiu entre as 64 melhores no florete feminino no Mundial de esgrima e vai enfrentar a número 4 do mundo na terça-feira

Rafaella Gomes Mundial de esgrima florete feminino
Divulgação/CBE

Rafaella Gomes, de apenas 19 anos, foi o destaque do Brasil no primeiro dia de disputas do florete feminino no Mundial de esgrima, que está sendo disputado na cidade do Cairo, no Egito. Das quatro brasileiras inscritas, ela foi a única a avançar da fase de poules e, depois, derrotou a alemã Kim Kirschen por 15 a 7 na eliminatória para conseguir a classificação para a chave principal. Ana Toldo e Mariana Pistoia não conseguiram passar da etapa inicial, enquanto Bia Bulcão testou positivo para Covid-19 e não participou. No masculino, Alexandre Camargo chegou à segunda eliminatória da espada, mas foi derrotado pelo suíço Lucas Malcotti e não conseguiu avançar.

Com a classificação garantida entre as 64 melhores do mundo, Rafaella Gomes volta a competir na terça-feira e terá pela frente uma pedreira. A brasileira vai enfrentar a experiente italiana Arianna Errigo, de 34 anos, que coleciona medalhas nas principais competições internacionais. Só em Jogos Olímpicos, ela tem uma de ouro (florete por equipes em Londres-2012), uma de prata (florete individual em Londres-2012) e uma de bronze (florete por equipes em Tóquio-2020). Além disso, já subiu 18 vezes no pódio em Mundiais, sendo duas vezes campeã no individual e seis por equipes.

+SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIK TOK E FACEBOOK

Apesar da dificuldade que terá pela frente diante da quarta colocada do ranking mundial, Rafaella Gomes, que é apenas a 100ª da lista, tem muito o que comemorar pelos resultados obtidos neste sábado. Na fase de poules, a brasileira perdeu os dois primeiros combates para a britânica Kate Beardmore (5 a 2) e para a japonesa Komaki Kikuchi (5 a 1), mas reagiu e venceu a peruana Paola Pinero (5 a 4) e a australiana Violet Hull (5 a 0). Na última rodada, caiu diante da sul-coreana Park Jihee (5 a 3), mas ainda assim conseguiu sua classificação.

O resultado mais importante, no entanto, veio na fase eliminatória diante da alemã Kim Kirschen, 70ª do ranking mundial, derrotada por Rafaella Gomes com autoridade por 15 a 7, garantindo a histórica classificação para a fase principal do Mundial no florete feminino. Além dela, o Brasil tem também Nathalie Moelhausen classificada entre as 64 melhores da espada feminina. A atual campeã mundial garantiu a vaga com 100% de aproveitamento na sexta-feira e volta a competir na segunda.

As outras brasileiras que disputaram o florete feminino neste sábado tiveram desempenhos semelhantes. Tanto Mariana Pistoia quanto Ana Toldo tiveram uma vitória em seis partidas na fase de poules e foram eliminadas, terminando, respectivamente, em 97º e em 106º na classificação geral do Mundial.

Alexandre Camargo

Alexandre Camargo foi o único representante do Brasil no torneio de espada masculina do Mundial de esgrima. O atleta fez boa campanha na fase de poules, se classificando para as eliminatórias com três vitórias e três derrotas. No mata-mata, derrotou o britânico William East por 15 a 9 e ficou a uma vitória da chave principal. Faltou vencer o suíço Lucas Malcotti, que fez 15 a 5 no brasileiro e avançou.

Fundador e diretor de conteúdo do Olimpíada Todo Dia

Mais em Esgrima