Siga o OTD

Esgrima

Nathalie passa invicta pela poule e vai à chave principal do Mundial

Nathalie Moellhausen vence os seis jogos que faz na poule e avança ao quadro principal do Mundial

Nathalie Moellhausen conquista o bronze no GP de Cáli
Nathalie Moellhausen vibra (Foto: Miriam Jeske/COB)

Rumo ao bi! Nathalie Moellhausen fez sua estreia no Campeonato Mundial de esgrima, em Cairo, no Egito, na manhã desta sexta-feira (15). Em uma campanha impecável, ela venceu seus seis jogos nas poules e avançou de forma direta à chave principal da espada feminina, que será disputada na segunda-feira (18). Outras três brasileiras também competiram no dia, com Victoria Vizeu e Mariana Correia parando na fase preliminar.

+ Tati Weston-Webb é campeã da etapa de J-Bay da WSL

Ainda com o posto de atual campeã mundial, Nathalie Moellhausen teve uma campanha perfeita na poule. Ela venceu a venezuelana Martinez, a barbadiana Sanojah Gilkes e a suíça Virgina Romeo por 5 a 4 e passou pela croata Ana Mesic, pela sul-coreana Lee Hyein e pela australiana Lily Whitehead por 5 a 2. A brasileira ficou na primeira colocação do grupo e a 22ª atleta no geral.

Nathalie Moellhausen Mundial
Nathalie Moellhausen em ação pelo Mundial (Foto: FIE)

Com o desempenho, Nathalie garantiu vaga direta na chave principal do torneio, que reunirá 64 atletas em disputa mata-mata a ser realizada integralmente na segunda-feira (18 de julho). Coincidentemente, a data marca exatos três anos do título mundial de Moellhausen. Buscando o bicampeonato, a brasileira vai enfrentar a honcoguesa Chan Wai Ling (43ª) na primeira rodada. Em caso de vitória, terá a estoniana Erika Kirpu (11ª) ou a alemã Alexandra Ehler (54ª) pela frente.

Outras brasileiras

Outras três brasileiras competiram na espada feminina neste Mundial. Victoria Vizeu e Mariana Correia tiveram uma campanha de duas vitórias e quatro derrotas na poule e conseguiram classificação para a fase preliminar. Já Ginevra Giordano perdeu cinco de seus seis compromissos na fase inicial e foi eliminada, terminando na 140ª colocação geral.

Victoria Vizeu Mundial de Esgrima Espada
Victoria Vizeu conversa com o treinador Ricardo Ferrazzi (Foto: FIE)

Pela fase preliminar, Victoria Vizeu caiu diante da canadense Emma Ning, em 15 a 13, logo na primeira rodada. Emma perdeu na sequência para a estadunidense Anna Van Brummen e foi eliminada. Já Mariana Correia encarou a israelense Dar Hecth na primeira rodada da fase preliminar e foi derrotada em 15 a 8. Dar conseguiu classificação para a fase principal depois que venceu a tcheca Veronika Bieleszova. Victoria terminou em 117º, enquanto Mariana em 122º.

Sabre masculino

Além da espada feminina, o Mundial de Esgrima também contou com a disputa das eliminatórias do sabre masculino nesta sexta-feira. O melhor resultado foi de Bruno Pekelman, que parou na primeira rodada da fase preliminar ao ser derrotado pelo argentino Stefano Lucchetti por 15 a 12. Antes, ele havia tido duas vitórias e quatro derrotas nas poules.

Bruno Pekelman, do sabre, disputa o Pan-Americano de esgrima
Bruno Pekelman (Rosele Sanchotene/CBE/Arquivo)

Outros dois brasileiros em ação foram Rafael Lee e Renato Saliba, que acabaram não passando pela fase de poules. Rafael teve uma vitória e quatro derrotas, enquanto Renato foi derrotado em seus seis jogos. Lee terminou em 117º, enquanto Saliba ficou na 136ª colocação.

+SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIK TOK E FACEBOOK

O Mundial de Esgrima segue em disputa até o dia 23 de julho. Neste sábado (16), serão realizadas as qualificatórias do florete feminino e da espada masculina. O Brasil será representado por Ana Beatriz Bulcão, Rafaella Gomes, Mariana Pistoia e Ana Toldo, no florete, e por Alexandre Camargo, na espada.

Paulistano de 22 anos. Jornalista formado pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Estou no Olimpíada Todo Dia desde 2022. Cobri os Jogos Mundiais Universitários de Chengdu e os Jogos Pan-Americanos de Santiago-2023.

Mais em Esgrima