Siga o OTD

Surfe

Tati Weston-Webb é campeã da etapa de J-Bay da WSL

Tati Weston-Webb dá show, supera duas campeãs mundiais e conquista o título da etapa de J-Bay da WSL

Tatiana Weston-Webb campeã etapa de J-Bay da WSL
Tatiana Weston-Webb conquistou o segundo título da temporada (Foto: Beatriz Ryder/WSL)

A brasileira Tatiana Weston-Webb conquistou o título da etapa de J-Bay do Circuito Mundial de Surfe (WSL) nesta sexta-feira (15). Com uma campanha quase perfeita na África do Sul, ela passou pela havaiana Carissa Moore, pentacampeã mundial, na semifinal e bateu a australiana Tyler Wright na grande decisão, com direito a duas notas excelentes (9.00 e 8.50).

+ Brasil sofre, mas vence todas as lutas de estreria no Grand Prix de Boxe

Enfrentando uma jornada dupla, Tatiana Weston-Webb precisou passar primeiro pela havaiana Carissa Moore, pentacampeã mundial, campeã olímpica e atual líder do ranking mundial. Em uma bateria muito disputa, a brasileira levou a melhor depois que a adversária interferiu em uma das ondas e, assim, perdeu uma das notas. A brasileira venceu por 9.60 a 5.50 e se classificou para a final.

Por lá, Tati encarou a australiana Tyler Wright, que já foi duas vezes campeã mundial, e foi dominante. A brasileira emplacou um 8.50 ainda no começo da bateria e mandou uma excelente série já na metade final, que lhe rendeu 9.00. No agregado, ficou com 17.50. Tyler também foi bem, com um 8.17 e um 7.50, mas não o suficiente para superar Tatiana, que faturou a etapa de J-Bay.

Tatiana Weston-Webb J-Bay WSL
Tati Weston-Webb em ação na reta final da etapa de J-Bay (Foto: Alan Van Gysen/World Surf League)

Situação na WSL

Este é o segundo título de Tatiana Weston-Webb na WSL este ano, depois de ter sido campeã em Portugal. Tamanho é o equilíbrio da disputa feminina que a brasileira é a primeira surfista a conquistar duas etapas no circuito nesta temporada. Com o título, ela sobe para a terceira colocação do ranking mundial e fica em situação muito confortável para se classificar para o WSL Finals, que definirá os campeões da temporada.

Resta apenas a etapa de Teahupo’o antes da definição dos finalistas da temporada. Tatiana Weston-Webb está em terceiro lugar, com 42.610 pontos, atrás de Carissa Moore (52.925) e da francesa Johanne Defay (47.610). As cinco primeiras colocadas se classificam para a grande decisão. Hoje, a sexta posição e primeira fora da zona do Finals é de Tyler Wright, com 39.070 pontos.

Yago Dora para na semifinal

Entre os homens, o brasileiro que teve o melhor resultado foi Yago Dora, que parou na semifinal. Ele superou o australiano Connor O’Leary nas quartas, por 15.00 (8.50 + 6.50) a 10.83 (6.83 + 4.0), e foi derrotado na sequência pelo também australiano Ethan Ewing, por 17.04 (9.07 + 7.97) a 16.87 (8.70 + 8.17). Mais tarde, Ethan sagrou-se o campeão da etapa, ao vencer o compatriota Jack Robinson na final.

Yago Dora WSL
Yago Dora em ação em Jeffreys Bay (Foto: Alan Van Gysen/World Surf League)

Ítalo Ferreira perdeu para o japonês Kanoa Igarashi, numa reedição da final olímpica, por 15.43 (8.33 + 7.10) a 15.00 (9.00 + 6.00), e parou nas quartas de final. Samuel Pupo também caiu nas quartas, diante do australiano Jack Robinson, por 12.83 (7.00 + 5.83) a 7.83 (4.83 + 3.00), e terminou na quinta colocação geral.

Apesar das eliminações, o Brasil segue com dois atletas no top-5 do ranking mundial masculino: Filipe Toledo é o líder, com 53.360 pontos, e Ítalo Ferreira aparece em terceiro lugar, com 39.130 pontos. Depois, o atleta mais próximo é Miguel Pupo, em nono lugar, com 30.185 pontos.

+SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIK TOK E FACEBOOK

Encerrada a etapa de J-Bay, os surfistas agora se preparam para a disputa de Teahupo’o, no Taiti, que acontecerá de 11 a 21 de agosto. Esta será a última etapa da temporada regular, antes da definição dos cinco classificados para o WSL Finals, que acontecerá em Trestles, nos Estados Unidos, a partir de 8 de setembro.

Paulistano de 22 anos. Jornalista formado pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Estou no Olimpíada Todo Dia desde 2022. Cobri os Jogos Mundiais Universitários de Chengdu e os Jogos Pan-Americanos de Santiago-2023.

Mais em Surfe