Siga o OTD

Esgrima

Brasil classifica equipes de espada para o Pan de Santiago

No último dia de combates do Pan-Americano de Esgrima, equipes feminina e masculina de espadas terminaram respectivamente na sexta e sétima colocação

Equipe masculina de espada
Augusto Bizzi/FIE

E foi com a classificação aos Jogos Pan-Americanos, que a esgrima brasileira se despediu nesta quarta-feira (8) do Campeonato Pan-Americano da modalidade, evento realizado na capital paraguaia, Assunção. Os rapazes conseguiram a última vaga em disputa, terminando em sétimo lugar (o Chile, por sediar o evento, ficou com uma das vagas automaticamente, mesmo sem figurar entre os oito primeiros da disputa). As meninas acabaram em sexto.

As primeiras a garantir vaga foram as mulheres. O time formado por Amanda Netto Simeão, Bianca Dantas, Renata Zettermann e Tabea Alves não deu sorte no chaveamento. Logo de cara precisou encarar as venezuelanas, medalhistas de prata na disputa, que saíram vencedoras do combate por 45 a 22.

+De virada, Brasil vence Argentina e é bronze no Pan-Americano

Fora do quadro principal, as brasileiras cruzaram com a Costa Rica na primeira etapa da disputa pelo quinto lugar. Venceram por 45 toques contra 37 e desafiaram o México no duelo seguinte, na efetiva decisão pela quinta colocação. Acabaram superadas em 45 a 29 mas, mesmo derrotadas, conquistaram a vaga por equipes nos Jogos Pan-Americanos.

Mais tarde, foi a vez de Athos Schwantes, Alexandre Camargo, Leopoldo Gubert e Nicolas Ferreira garantirem sua ida ao Chile, em 2023. No quadro de 16, o quarteto encarou o México, vencendo por apertados 45 a 42. Depois, no quadro de 8, tiveram pela frente os Estados Unidos, que superaram os brasileiros por 45 a 39, em um bom jogo.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIK TOK E FACEBOOK

Na disputa entre o 5º e o 8º lugar, os brasileiros inicialmente enfrentaram Cuba. Foram derrotados por apenas um toque, 38 a 37, forçando uma vitória no duelo seguinte para carimbar o passaporte para o Pan. E ela veio contra o Panamá, por 45 a 27, resultado que também valeu a sétima colocação aos espadistas do Brasil.

Os duelos individuais e por equipes do Campeonato Pan-Americano Adulto foram realizados desde a última sexta-feira (3), no Parque Olímpico de Assunção. Todos os times brasileiros, nas três armas, garantiram vagas para o evento multiesportivo de 2023.

Mais em Esgrima