Siga o OTD

Esgrima

Brasil tem duas atletas na Copa do Mundo de Katowice

No último compromisso internacional da temporada, Victória Vizeu e Maria Carolina Guimarães disputam a Copa do Mundo de espada em Katowice

Victoria Vizeu Copa do Mundo de espada
(Foto: Rosele Sanchotene)

A espada é a arma da vez na esgrima internacional. E o Brasil será defendido por duas atletas na Copa do Mundo de Katowice a partir desta sexta-feira (27). As espadistas Victoria Vizeu e Maria Carolina Guimarães estão na cidade polonesa para irem à pista na competição, que marca a última edição do torneio da temporada internacional 2021/2022.

+ Rafael Matos e Bia Haddad avançam em Roland Garros

Como a esgrima segue o calendário europeu, a temporada internacional começa e é encerrada no meio do ano, período em que competições da FIE (Federação Internacional de Esgrima), como Copas do Mundo e Grand Prix, iniciam um hiato de intertemporadas.

As brasileiras disputam a competição individual, que será finalizada neste sábado (28), e elas terão grandes desafios para avançarem no campeonato já que oito das dez melhores espadistas do mundo marcam presença.

Estão em Katowice: as sul-coreanas Injeong Choi (1ª colocada no ranking mundial) e Sera Song (5ª); a estoniana Katrina Lehis (2ª); a francesa Marie-Florence Candassamy (4ª); as italianas Rossella Fiamingo (6ª) e Alberta Santuccio (9ª); a húngara Anna Kun (7ª); e a honconguesa Man Wai Vivian Kong (8ª).

Expectativa de Victoria Vizeu

Apesar da forte concorrência, Victoria Vizeu está animada para a disputa da última Copa do Mundo de Espada 2021/2022. A esgrimista vem de boas participações nacional e internacionalmente, já que foi a campeã da Copa Porto Alegre 250 anos e medalhista de bronze juvenil no Campeonato Pan-Americano Cadete e Juvenil.

“Venho treinando e me preparando bastante durante a última temporada. Eu fico feliz em ter tido a oportunidade de participar de tantas competições de alto rendimento neste ano. Tenho certeza de que, além de resultados, a experiência que adquiri é essencial para o meu desenvolvimento como atleta. Levando isso em conta, me sinto bem animada para esta última Copa do Mundo da temporada e espero dar o meu melhor”, disse a esgrimista do Paulistano.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIK TOK E FACEBOOK

E realmente Victoria Vizeu participou de diversas competições internacionais em 2022. Além do Pan-Americano Cadete e Juvenil, ela jogou duas edições de Grand Prix (em Doha, no Catar, e Budapeste, na Hungria), uma Copa do Mundo (em Barcelona, na Espanha) e o Campeonato Mundial Cadete e Juvenil (ocorrido em Dubai, nos Emirados Árabes Unidos).

Maria Carolina Guimarães também jogou internacionalmente nos últimos meses. As duas últimas competições da atleta no estrangeiro aconteceram em Barcelona, na Espanha, e em Tallin, capital da Estônia. A primeira foi realizada em fevereiro deste ano, em que ela finalizou a participação na 243ª posição. Na segunda, a atleta foi a 194ª colocada em novembro do ano passado. Ela ainda não jogou nacionalmente em 2022.

APOIE O OLIMPÍADA TODO DIA

Desde setembro de 2016, o Olimpíada Todo Dia não deixa você ter saudade dos Jogos nunca. É o único veículo de comunicação que todos os dias traz a trajetória dos atletas olímpicos e paralímpicos, combatendo a monocultura do futebol e na busca de ajudar a mudar a cultura esportiva do Brasil. Gosta do nosso trabalho? Nos apoie! Faça um pix para [email protected]

Outra alternativa para nos apoiar é usando o cupom OTD em compras na Centauro. Com o cupom, você ganha 10% de desconto na compra de equipamentos esportivos e parte do valor será revertido para o Olimpíada Todo Dia. Vale lembrar que os descontos não são cumulativos. Se alguma peça já estiver em oferta, você não conseguirá aumentar o desconto, mas se colocar o cupom OTD, parte do valor vai ajudar o portal do mesmo jeito. Você pode comprar também pela vitrine do OTD no site das Centauro.

Mais em Esgrima