Siga o OTD

Esgrima

Victoria Vizeu e Bruno Pekelman vencem na Copa Porto Alegre

Victoria Vizeu (espada) e Bruno Pekelman (sabre) foram campeões no encerramento da Copa Porto Alegre

Victoria Vizeu e Bruno Pekelman venceram
Victoria Vizeu e Bruno Pekelman (Fotos: Rosele Sanchotene)

Foram quatro dias de muita esgrima na sede do Grêmio Náutico União, mas neste domingo (24) as disputas da Copa Porto Alegre se despediram da capital gaúcha. E os últimos campeões da competição adulta foram Victoria Vizeu na espada feminina e Bruno Pekelman – com direito a duas viradas nos jogos finais – no sabre masculino.

A primeira a comemorar o título no último dia de programação da Copa Porto Alegre foi Victoria Vizeu. Na espada, a atleta do Paulistano, de apenas 18 anos, mostrou que, apesar da pouca idade, já está na prateleira das principais atletas brasileiras da modalidade.

+ CBE convoca dez atletas para o Pan de esgrima

Em Porto Alegre, ela fez uma campanha invicta. Nas pules, ela esteve em cinco combates e venceu todos. Nas eliminatórias, ela passou por Pietra Teixeira (Círculo Militar do Paraná) por 15 a 2 no quadro de 32, por Mariana Gondo (Esgrima Para Todos-SP) por 14 a 7 no quadro de 16 e por Laura Mangiaterra (Esporte Clube Pinheiros-SP) no quadro de 8.

Na semifinal, Victoria teve o seu compromisso mais complicado. Diante de Marcela Silva (Pinheiros), o seu triunfo não aconteceu com uma margem tão grande quanto nos seus jogos anteriores: 15 a 11. Na decisão, a adversária foi Renata Zettermann, também do Paulistano, Vizeu saiu com a vitória por 15 a 6 para ficar com o campeonato.

“O que acrescentou na minha esgrima foi muita disciplina técnica e tática. Estou sempre tentando colocar em pista o que eu sei fazer e estou buscando sempre fazer coisas novas no treino para poder executar depois em competição. Temos de sofrer nos treinos para não sofrermos na competição”, disse a atleta, que vai brigar por vaga nos Jogos Olímpicos de Paris 2024:

Sabre masculino

A outra disputa do dia foi no sabre masculino. O campeão Bruno Pekelman só faltou fazer chover em Porto Alegre. Tanto na semifinal quanto na final, o cenário foi o mesmo: Pekelman estava perdendo e o adversário chegou ao 14º ponto no jogo. Em ambas as ocasiões, o esgrimista do Esporte Clube Pinheiros se recuperou, empatou e virou para ficar com o ouro na Copa Porto Alegre.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, NO INSTAGRAM, NO FACEBOOK E NO TIKTOK

A primeira virada de Pekelman foi diante do companheiro de equipe, Enrico Pezzi: 15 a 14 na semifinal. O mesmo placar foi colocado no marcador na decisão, em que ele evitou a derrota e virou para cima de Fabio Salles, do Paulistano. Animado com a conquista, Bruno admitiu que agiu no instinto quando se viu próximo de perder o título.

“Quando o adversário chega aos 14 pontos, não tem muito o que pensar, eu fui no instinto. Pensei ‘vou para frente, se der certo, deu’. E, no final, funcionou. Se pensar demais, você acaba vacilando e perdendo”, explicou o campeão do sabre.

Assim como Victoria na espada, Bruno Pekelman foi campeão invicto. Ele venceu todas as seis partidas na poule. Já nas eliminatórias, superou Felipe Medeiros (Lindóia Tênis Clube-RS) por 15 a 4 e Fernando Fachini (Paulistano) por 15 a 11 antes dos jogos em que obteve as viradas.
+ Confira os resultados dos demais dias na Copa Porto Alegre

Além de Bruno Pekelman e Victoria Vizeu, a Copa Porto Alegre de esgrima coroou Athos Schwantes (espada), Ana Beatriz Bulcão (florete), Karina Trois (sabre) e Paulo Morais (florete) como campeões.

Mais em Esgrima