Siga o OTD

Esgrima

Bia Bulcão e Athos Schwantes são campeões em Porto Alegre

Bia Bulcão e Athos Schwantes saíram com ouro na Copa Porto Alegre, enquanto Camila Vieira e Giorgio Fumagalli foram campeões no cadete

Bia Bulcão Porto Alegre
Rosele Sanchotene

A sexta-feira (22) foi de disputa simultânea de competições na sede do Grêmio Náutico União, em Porto Alegre. O 1º Torneio Cadete 95 anos CBE foi para o seu segundo dia de programação, enquanto a Copa Porto Alegre 250 anos fez a sua estreia. No campeonato da categoria de base, Camila Vieira no sabre feminino e Giorgio Fumagalli no florete masculino foram os campeões. No adulto, Athos Schwantes na espada masculina e Bia Bulcão no florete feminino saíram com o ouro.

A Copa Porto Alegre 250 anos conheceu os seus primeiros campeões. A medalha de ouro inaugural no campeonato saiu na espada masculina. Athos Schwantes (Academia Mestre Kato-PR) fez uma competição perfeita, não perdeu um jogo sequer e ficou com o título da arma ao bater Nicolas Ferreira, do Esporte Clube Pinheiros-SP, na decisão. A final entre os atletas acabou sendo encerrada quando estava 8 a 6 para Schwantes, em razão de uma lesão de Ferreira, que teve de abandonar a partida.

+Copa Porto Alegre Cadete define primeiros campeões

Campeão, Athos lamentou a lesão do oponente da final e afirmou que não queria que o jogo da decisão terminasse dessa forma.

“Foi uma pena. Eu já me machuquei algumas vezes na minha carreira, sei o quanto isso é horrível, sinto muito pelo Nicolas. Espero que ele se recupere rápido e, com certeza, não era dessa forma que eu queria que terminasse esse combate. Estava sendo um jogo muito acirrado”, lamentou o medalhista de ouro da espada.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, NO INSTAGRAM, NO FACEBOOK E NO TIKTOK

No florete feminino, uma hegemonia foi mantida. Bia Bulcão, que não perde uma competição nacional desde março de 2019, segue com o seu reinado intacto. A esgrimista do Pinheiros teve uma excelente performance na decisão, em que ela virou diante da Mariana Pistoia, do Grêmio Náutico União, e finalizou o combate em 15 a 7 para garantir a sua posição no lugar mais alto do pódio.

Bia fez uma análise das suas duas últimas partidas no caminho rumo ao título: diante de Daphne Becker – atleta da casa – em que saiu vitoriosa por 15 a 4 na semifinal e contra Mariana na final.

“Eu conheço muito bem a Mari (Pistoia) e ela também me conhece, então a minha estratégia foi usar mais os tempos. Com a Daphne foi diferente, porque ela não queria atacar, então eu usei mais a minha prioridade”, avaliou Bia Bulcão.

No sabre feminino cadete, Camila Vieira (Club Athletico Paulistano-SP) trilhou um caminho de sucesso na sua segunda participação em competições nacionais da categoria. Nas eliminatórias, ela passou por Giulia Tanaka (Círculo Militar de São Paulo) no quadro de 8 e por Eduarda Nehrke (Lindóia Tênis Clube-RS) na semifinal, ambas por 15 a 8. Na decisão, o triunfo foi diante de Ana Beatriz Fraga, do Pinheiros, por 15 a 5.

“Eu gostei muito da competição. Foi a segunda vez que joguei cadete no Brasil, estou muito feliz com o resultado. Eu estava muito nervosa, mas toque é toque, combate é combate. Estou feliz que deu tudo certo”, comemorou Camila.

O atleta da casa, Giorgio Fumagalli, fez uma excelente campanha para ficar com o título do florete masculino cadete. O destaque vai para a sua partida da semifinal em que venceu Guilherme Lobo (Corinthians Betancourt-SP) por 15 a 7, mas que saiu exausto da partida e bastante desidratado. Apesar do cansaço, ele voltou com tudo para a decisão, em que passou por Pedro Nogueira (Paulistano) por 15 a 9 para garantir o seu ouro no torneio.

“É muito treino e muita dedicação. Quero agradecer a todas as pessoas que participam da minha rotina, que estão comigo torcendo e me apoiando, elas têm participação nisso”, agradeceu Fumagalli.

A Copa Porto Alegre 250 anos e o 1º Torneio Cadete 95 anos CBE seguem com a programação na sede do Grêmio Náutico União neste sábado (23). A primeira terá as disputas do florete masculino e do sabre feminino, enquanto o segundo vai para o seu último dia de compromisso com as competições cadetes da espada feminina e do sabre masculino.

Mais em Esgrima