Siga o OTD

Esgrima

Copa Porto Alegre Cadete define primeiros campeões

No primeiro dia da Copa Porto Alegre Cadete de esgrima, Livia Matos (florete) e Matheus Brandt (espada) foram os campeões

Livia Matos competindo na final da Copa Porto Alegre Cadete
Livia Matos jogando a final (Rosele Sanchotene)

A Copa Porto Alegre Cadete conheceu os primeiros campeões nesta quinta-feira (21), dia inaugural do torneio. A competição – comemorativa aos 95 anos da Confederação Brasileira de Esgrima (CBE) e que faz parte das homenagens aos 250 anos da capital gaúcha – contou com as disputas do florete feminino e da espada masculina e condecorou Livia Matos (Grêmio Náutico União-RS) e Matheus Brandt (Esporte Clube Pinheiros-SP) com medalhas de ouro.
+ CBE convoca dez atletas para o Pan-Americano de esgrima

A campanha de Livia Matos

O título de Livia foi conquistado de forma invicta. Desde a poule, a atleta se mostrou muito tranquila e segura no seu jogo. Na primeira fase, cinco jogos e cinco vitórias. Pela ótima campanha, ela ficou de bye no quadro de 16. A sua estreia nas eliminatórias aconteceu diante da companheira de clube, Julia Quadros, nas quartas de final. Na ocasião, ela triunfou por 15 a 4.

Na semifinal, a esgrimista do GNU teve um excelente desempenho e, com isso, repetiu o placar aplicado na fase anterior: 15 a 4, desta vez, diante de Helena Guerra (Pinheiros-SP). A grande decisão também teve uma atleta do Pinheiros, Stella Frias, que acabou batida por Livia por 15 a 8. Feliz com o resultado e bastante sorridente, a campeã explicou o motivo de estar bastante tranquila durante a competição.

“Quando você entra na pista com muita pressão em cima de ti, você nunca vai conseguir dar o seu melhor na hora do combate. Você sempre tem de se divertir com a esgrima, sempre estar alegre e tranquila na hora de ir à pista”, explicou a dona da primeira posição do florete.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, NO INSTAGRAM, NO FACEBOOK E NO TIKTOK

A campanha de Matheus Brandt

Na espada masculina da Copa Porto Alegre Cadete, o campeão também ficou com a medalha dourada ao performar uma campanha invicta. Matheus Brandt, que disputou uma categoria acima (ele é da pré-cadete), não pareceu se intimidar ao jogar um torneio para os mais experientes e venceu todos os cinco jogos da poule.

Matheus Brandt em sua competição (Foto: Rosele Sanchotene)

Ele começou a eliminatória no quadro de 16 ao superar Jean Oliveira (Esgrima para Todos-SP) por 15 a 9. Depois, voltou a encarar um atleta do clube paulista, Lucas Domingues, e novamente saiu com o triunfo: 15 a 11.

Na semifinal, Brandt teve o seu compromisso mais complicado. Ele enfrentou Nicky Wu, da Sala São Jorge de Esgrima-SP, suou, mas o bateu por 15 a 14. Na decisão, foi a vez de encarar Bernardo Homsi, do Barroca Tênis Clube-MG, em que saiu com a vitória por 15 a 9 para ficar com o título.

+ Visando 1º lugar, Time Brasil apresenta missão para Jogos Sul-Americanos da Juventude

“Foi uma competição difícil, é uma categoria acima da minha de origem (pré-cadete), então foi um grande desafio para mim. Tinha muita gente boa jogando, a semifinal contra o Nicky Wu foi complicada”, disse o campeão. “Eu estava com muita determinação, com muito foco em vencer. Falei para todos que eu ia ser campeão e eu consegui. Foi uma grande experiência”, finalizou.

A Copa Porto Alegre volta a movimentar a sede do Grêmio Náutico União (onde está acontecendo o evento) nesta sexta-feira (22), mas, desta vez, com a categoria Cadete e Adulta.

Mais em Esgrima