Siga o OTD

Esgrima

Equipes brasileiras de espada ficam em 24º no Mundial Juvenil

No encerramento do Mundial Cadete e Juvenil de esgrima, as equipes brasileiras de espada ficaram em 24º lugar

Equipe masculina de espada juvenil do Brasil disputou o Mundial de esgrima em Dubai
Olavo Donato, Miguel Giffoni, Mauricio Pellegrino e Pedro Petrich (Foto: Augusto Bizzi/FIE)

As equipes brasileiras de espada juvenil caíram cedo no Mundial Cadete e Juvenil de esgrima, que teve seu último dia de disputas neste domingo (10), em Dubai, nos Emirados Árabes Unidos. O time masculino, formada por Olavo Donato, Miguel Giffoni, Mauricio Pellegrino e Pedro Petrich, chegou a vencer um duelo, mas parou na fase de 16 avos e terminou na 24ª colocação. O time feminino, com Gabriela Moraes, Maria Paro, Gabriela Portugal e Victoria Vizeu, também foi 24º.

+ Brasil fatura 13 medalhas e é campeão do Pan sub-18 de judô

A equipe masculina chegou a vencer a estreia, no quadro de 64, contra a Suécia. O Brasil ganhou por 45 a 41, num duelo muito disputado, que teve cinco alternâncias de placar entre as parciais. Pedro Petrich, com 18 toques, foi o principal esgrimista brasileiro deste confronto. Na sequência, o time perdeu para a Estônia, sexto cabeça de chave, por 45 a 32. Mauricio Pellegrino conseguiu 14 pontos no duelo.

Na disputa por equipes do Mundial de esgrima, as equipes eliminadas nas oitavas de final têm a oportunidade de seguir na disputa para brigar por posições intermediárias (do 9º ao 16º lugar). Como o Brasil caiu uma fase antes, não continuou no torneio. Assim, terminou na 24ª colocação. A Estônia parou nas oitavas e ficou em 13º lugar.

Equipe feminina também cai cedo

Já a equipe feminina brasileira perdeu para Israel por 45 a 30, também na fase de 16 avos. O time brasileiro chegou a ter frente de 10 a 5, mas sofreu a virada após o embate entre Nicole Feygin e Gabriela Moraes. A israelense teve uma passagem de 10 a 3 e deixou o país na liderança para não sair mais. O destaque do Brasil no duelo foi Victoria Vizeu, que anotou 13 toques. Israel ainda chegou na final do torneio, mesmo sendo apenas o 11º melhor ranqueado.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMFACEBOOK E TIKTOK

Após nove dias, o Mundial Cadete e Juvenil de esgrima foi encerrado. O Brasil contou com representantes em todas as disputas e teve como melhor resultado o 16º lugar de Mauricio Pellegrino na espada juvenil. Ele teve sete vitórias e quatro derrotas e parou nas oitavas de final do torneio.

Paulistano de 22 anos. Jornalista formado pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Estou no Olimpíada Todo Dia desde 2022. Cobri os Jogos Mundiais Universitários de Chengdu e os Jogos Pan-Americanos de Santiago-2023.

Mais em Esgrima