Siga o OTD

Esgrima

Eduardo Gonçalves é o melhor do país na espada cadete do Mundial

Com duas vitórias e na 104ª colocação, Eduardo Gonçalves foi o melhor brasileiro na espada cadete do Mundial de esgrima

Eduardo Gonçalves foi o melhor brasileiro na espada cadete do Mundial Cadete e Juvenil de esgrima
Eduardo Gonçalves (Foto: Arquivo/Instagram/@eduardo.goncalves.fencing)

Depois de um grande resultado no juvenil, o Brasil não conseguiu ir longe na categoria cadete da espada no Mundial Cadete e Juvenil de esgrima, disputado em Dubai, nos Emirados Árabes Unidos. Eduardo Gonçalves foi o melhor brasileiro da arma, neste sábado (09), parando no quadro de 128. Ele venceu duas vezes nas poules e perdeu na estreia do mata-mata.

+ Martine e Kahena são vice-campeãs do Troféu Princesa Sofía

Eduardo Gonçalves conseguiu duas vitórias na primeira fase e avançou ao mata-mata com o 103º ranqueamento. Logo de cara, teve um adversário duro: o húngaro Agoston Ko, 26º melhor da fase inicial. O brasileiro até fez um bom combate, mas acabou superado pelo adversário por 15 a 13.

Outros dois brasileiros competiram na disputa masculina da espada cadete. Nicky Wu venceu um de seus seis duelos nas poules, enquanto João Cavalheiro perdeu todos. Eles terminaram em 119º e em 133º na classificação geral, respectivamnente. O campeão foi o estadunidense Samuel Imrek. O israelense Alon Sarid levou a prata, enquanto o italiano Fabio Mastromarino e o ucraniano Maksym Perchuk fecharam o pódio.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMFACEBOOK E TIKTOK

Entre as mulheres, nenhuma das três brasileiras que competiram no dia passou das poules. Maria Paro, aliás, foi a única que conseguiu uma vitória: ela venceu um de seus seis jogos na fase inicial, ficando em 94º lugar geral. Já Gabriela Portugal e Gabriela Moraes perderam todos os seis duelos que fizeram, terminando em 103º e 104º respectivamente. A turca Aleyna Erturk foi a campeã, seguida pela ucraniana Anna Maksymenko. A honconguesa Hailin Chen e a japonesa Mizuki Homma levaram os bronzes.

Em oito dias de disputas no Mundial Cadete e Juvenil de esgrima, o melhor resultado individual brasileiro foi o de Mauricio Pellegrino, que chegou nas oitavas de final da espada juvenil masculina. A competição será encerrada neste domingo (10), com os torneios por equipes masculino e feminino da espada juvenil.

Paulistano de 22 anos. Jornalista formado pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Estou no Olimpíada Todo Dia desde 2022. Cobri os Jogos Mundiais Universitários de Chengdu e os Jogos Pan-Americanos de Santiago-2023.

Mais em Esgrima