Siga o OTD

Esgrima

Brasil fica em 14º na Copa do Mundo de florete em Guadalajara

Ana Bulcão, Mariana Pistoia, Talia Calazans e Rafaella Gomes venceram um jogo e terminaram em 14º lugar na disputa por equipes

Na esgrima, equipe feminina de florete do Brasil
Ana Beatriz Bulcão, Mariana Pistoia, Talia Calazans e Rafaella Gomes representaram a equipe brasileira em Guadalajara (CBE)

A esgrima brasileira encerrou neste domingo (27) sua participação na Copa do Mundo de florete, em Guadalajara, no México. Participando da competição por equipes femininas, Ana Beatriz Bulcão, Rafaella Gomes, Talia Calazans e Mariana Pistoia terminaram na 14ª colocação após uma campanha de uma vitória e três derrotas.

A seleção perdeu para os Estados Unidos, por 45 a 13, logo em sua estreia nas oitavas de final, e foi encaminhada para a disputa do 9º ao 16º lugar. Lá, encontrou com a Espanha e mais uma vez foi derrotada, agora por 45 a 29. Em ambos os duelos, Bia Bulcão foi a maior pontuadora do time.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIK TOK E FACEBOOK

A única vitória veio na disputa do 13º ao 16º lugar. A equipe brasileira de florete venceu a Indonésia na “semifinal” do mini-torneio, por 45 a 24, mas foi derrotada logo na sequência por Hong Kong, por 45 a 37, terminando, assim, em 14º lugar entre 17 seleções.

Vale destacar que antes da disputa por equipes, as brasileiras já haviam ido à pista em Guadalajara na sexta-feira (25), para o torneio individual. Rafaella Gomes foi quem conseguiu o melhor resultado do país, terminando em 89º lugar após ser eliminada na fase preliminar dos 64.

+ Holanda derrota o Brasil por pouco na Copa do Mundo de florete masculino

Além de Guadalajara, o Brasil participou de Copas do Mundo de esgrima em outros lugares do mundo neste final de semana. No florete masculino em Cairo, no Egito, Guilherme Toldo foi o único na chave principal. Já na espada feminina, em Sochi, na Rússia, Lorana Schwantes e Tabea Alves caíram de forma precoce. Protestos contra a invasão da Rússia a Ucrânia foram marcantes nas competições.

Paulistano de 22 anos. Jornalista formado pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Estou no Olimpíada Todo Dia desde 2022. Cobri os Jogos Mundiais Universitários de Chengdu e os Jogos Pan-Americanos de Santiago-2023.

Mais em Esgrima