Siga o OTD

Esgrima

Seis brasileiros jogam edições de Copas do Mundo Júnior

Isabela Carvalho e Luana Pekelman disputam no sabre em Segovia, Espanha, e Paulo Morais, Lorenzo Mion, Ricardo Pacheco e Rafael Tomino competem no florete em Aix-em-Provence, França

Luana Pekelman esgrima sabre Copa do mundo júnior florete brasileiros
Luana Pekelman após jogo contra Honor Johnson na Copa do Mundo Sênior (divulgação/cbesgrima/arquivo)

Seis brasileiros estão na Europa para jogarem duas edições de Copa do Mundo Júnior entre sábado (22) e domingo (23). Isabela Carvalho e Luana Pekelman disputam a torneio do sabre na cidade de Segovia, Espanha, e Paulo Morais, Lorenzo Mion, Ricardo Pacheco e Rafael Tomino competem no florete em Aix-em-Provence, França.

Em solo espanhol, a competição feminina será sábado (22). O destaque fica por conta de Luana Pekelman, que vem de uma boa participação na Copa do Mundo Sênior de sabre, em Tbilisi, na Geórgia. Ela passou invicta pela pule, foi direto para o quadro de 64 da fase principal, etapa em que acabou superada por Honor Johnson, dos Estados Unidos, atleta número 1 da arma na categoria júnior. Johnson também marca presença em Segovia.

Florete na França

No mesmo sábado e também no domingo, a França vai ser palco da Copa do Mundo Júnior de florete. o primeiro dia é do torneio indivudual e o segundo, o por equipes. O páreo será duro para os brasileiros. Oito dos dez melhores atletas juvenis da arma estão confirmados. Os russos Zakhar Kozlov (1º no ranking mundial), Egor Barannikov (2º), Stepan Martynovich (4º), Dmitrii Osipov (6º); o francês Paul De Belval (7º); os norte-americanos Daniel Zhang (8º) e Bryce Louie (9º); e o polonês Adam Jakubowski (10º) pretendem colocar fogo no campeonato.

Lorenzo Mion Paulo Morais brasileiros esgrima copa do mundo júnior
Lorenzo Mion (esq.) e Paulo Morais (dir.) estarão em ação na Europa (acervo pessoal)

Paulo Morais vai para o primeiro compromisso internacional do ano. Ele admitiu que não quer criar muitas expectativas em relação ao resultado na Copa do Mundo, quer jogar a melhor esgrima possível. “Tento deixar as expectativas baixas, focar em encaixar meu melhor jogo e me sentir muito bem em pista, o resultado vem como consequência. Acho que vai ser uma competição muito legal para meu crescimento como atleta juvenil e volta da temporada internacional. O ritmo é bem intenso e trabalhar com isso me deixa mais forte. Estou muito feliz por ter a oportunidade de participar em uma prova de tanto peso.”

Paulo Morais acredita que estar em competições do nível pode ser determinante para a evolução como atleta e, por isso, pretende marcar presença em Copa do Mundo por mais vezes no ano. “Tenho os objetivos de continuar treinando e competindo forte e pretendo focar no aperfeiçoamento de minhas técnicas e táticas de jogo. Vou buscar participar de mais campeonatos internacionais para ganhar experiência e dar o meu melhor em todas as provas.”

APOIE O OLIMPÍADA TODO DIA

Desde setembro de 2016, o Olimpíada Todo Dia não deixa você ter saudade dos Jogos nunca. É o único veículo de comunicação que todos os dias traz a trajetória dos atletas olímpicos e paralímpicos, combatendo a monocultura do futebol e na busca de ajudar a mudar a cultura esportiva do Brasil. Gosta do nosso trabalho? Nos apoie! Faça um pix para [email protected]

Outra alternativa para nos apoiar é usando o cupom OTD em compras na Centauro. Com o cupom, você ganha 10% de desconto na compra de equipamentos esportivos e parte do valor será revertido para o Olimpíada Todo Dia. Vale lembrar que os descontos não são cumulativos. Se alguma peça já estiver em oferta, você não conseguirá aumentar o desconto, mas se colocar o cupom OTD, parte do valor vai ajudar o portal do mesmo jeito. Você pode comprar também pela vitrine do OTD no site das Centauro.

Mais em Esgrima