Siga o OTD

Esgrima

Brasil fatura três medalhas nas equipes do Sul-Americano

Brasil ficou com a prata na disputa da espada masculina e o bronze no sabre e florete masculino no Sul-Americano de esgrima de 2021

Sul-Americano de esgrima
Alexandre Camargo, Leopoldo Gubert, Fabrizio Lazzarotto e Amaury Petterle conquistaram a prata em Lima. Foto: Acervo Pessoal Fabrizio Lazzarotto.

A participação brasileira nos torneios por equipes do Campeonato Sul-Americano de esgrima foi encerrada nesta sexta-feira (17). Os atletas do Brasil vão voltar de Lima, no Peru, com três medalhas coletivas na bagagem, sendo que o grande destaque vai para a prata alcançada na espada masculina. Os outros dois pódios vieram no florete e no sabre masculino, em que os nossos esgrimistas ficaram com o bronze.

-Ginevra Giordano representa o Brasil na Copa do Mundo Júnior

Os responsáveis pela conquista do vice-campeonato da espada foram Alexandre Camargo, Leopoldo Gubert, Fabrizio Lazzarotto e Amaury Petterle. A campanha iniciou nas semifinais, em razão do Brasil estar de ‘bye’ nas quartas de final. A disputa pela vaga na final foi diante do Chile, em que os brasileiros triunfaram por 38 a 33.

Na final, a briga pelo ouro foi contra a Argentina em um embate bem acirrado, onde os hermanos acabaram vitoriosos por 45 a 35.

Integrante da equipe da espada, Lazzarotto reconheceu que a expectativa era de ter chegado a um resultado melhor, mas não deixou de exaltar a medalha garantida em Lima.

“Não era o esperado. Viemos para cá para ganhar, era a expectativa inicial. Nós perdemos por alguns pequenos detalhes na final e, por isso, não conseguimos concretizar o resultado. Mas é uma prata em um campeonato sul-americano e serve para encerrarmos o ano de uma maneira boa. Agora é repousar e, depois, foco total nos treinos, porque em janeiro já temos competição”, admitiu o atleta.

No sabre masculino, o país sai do Peru com a equipe medalhada. Giovanni De Nigris, Fernando Scavasin, Heitor Shimbo e Pierre Souza levaram o bronze ao triunfarem na disputa do terceiro lugar frente à equipe da casa. No jogo, os brasileiros superaram os peruanos por 45 a 42.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIK TOK E FACEBOOK

A formação responsável pelo bronze brasileiro no florete masculino foi a mesma do sabre. Em um repeteco do ocorrido na disputa da outra arma, a equipe verde e amarela teve um novo encontro com o time do Peru e saiu com o saldo positivo do embate: 45 a 37 para o Brasil.

Participações brasileiras no feminino

Nas disputas femininas, o Brasil acabou na quarta posição em todas as três armas (espada, florete e sabre). O Brasil foi representado por Tabea Alves, Carolina Anzolin, Fernanda Camargo e Marcela Silva.

Mais em Esgrima