Siga o OTD

Esgrima

Equipe de florete masculino conquista o ouro para o Brasil no Sul-Americano

Guilherme Murray, Lorenzo Mion, Paulo Morais e Ricardo Pacheco brilham no encerramento do torneio, em Ibagué, na Colômbia

Sul-Americano de Esgrima
Foto: Arquivo Pessoal Ricardo Ferrazzi.

No último dia de provas do Campeonato Sul-Americano de Esgrima Pré-Cadete, Cadete e Juvenil em Ibagué, na Colômbia, o Brasil faturou mais uma medalha dourada. O time masculino de florete juvenil, formado por Guilherme Murray, Lorenzo Mion, Paulo Morais e Ricardo Pacheco, subiu ao degrau mais alto do pódio ao superar o Chile, na decisão do título, por 45 a 42.

Por ter o melhor ranking entre os participantes, o Brasil iniciou a participação diretamente na fase semifinal. Para chegarem ao ouro, os meninos brasileiros tiveram que passar primeiro pela equipe colombiana, por 45 a 24, e depois encararam o Chile na decisão do título.

-A quase dois anos dos Jogos, Santiago-2023 revela seu mascote oficial

Contra os chilenos, a disputa foi bem mais equilibrada. O Brasil começou perdendo, mas conseguiu a virada já no terceiro duelo, com Lorenzo Mion. A partir daí, jamais os meninos brasileiros deixaram de estar no comando do placar, com diferenças que variavam de um a cinco pontos. Ricardo Pacheco foi o último a segurar a vantagem e garantir o ouro.

Pódio no feminino

Também no juvenil, mas no sabre feminino, o Brasil ficou com a medalha de prata no Sul-Americano de esgrima. Um duelo emocionante com a Venezuela, na semifinal, carimbou o passaporte de Isabela Chen, Isabela Cunha, Luana Pekelman e Pietra Chirighini para a decisão: o time perdia por 40 a 36 e conseguiu a virada, com placar de 45 a 44, com Luana fazendo 9 a 4 em Cecilia Ramos no último jogo.

A finalíssima não foi do jeito que as brasileiras mais sonhavam. As meninas chegaram a estar vencendo as colombianas, por 8 a 5, após o segundo confronto, mas sofreram a virada e acabaram superadas, com 45 a 37 no placar, ficando com a medalha de prata.

No sabre masculino juvenil, a equipe brasileira, formada por Fábio Salles, Fernando Fachini, Matheus Becker e Thomas Fasting, faturou a medalha de bronze. Após perderem para a Bolívia na semifinal, por 45 a 43, o time se recuperou e conseguiu bater a Colômbia, na decisão do terceiro lugar: 45 a 38.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, NO INSTAGRAM E NO FACEBOOK

Muitos pódios

Os três pódios deste sábado consolidaram o Brasil como o país que mais conquistou medalhas no Campeonato Sul-Americano Pré-Cadete, Cadete e Juvenil, ao lado da Colômbia. Ao todo, os esgrimistas brasileiros colecionaram 29 medalhas, sendo oito de ouro, oito de prata e 13 de bronze. Os colombianos foram os vencedores do torneio, com nove medalhas de ouro.

Mais em Esgrima