Siga o OTD

Esgrima

Brasil conquista mais dois ouros e uma prata no Sul-Americano

Equipe brasileira chega ao último dia de disputas brigando com os donos da casa pela primeira colocação no quadro geral de medalhas

Sul-Americano de esgrima
(Arquivo Pessoal/Leandro Seini)

Dois ouros e uma prata. Esse foi o saldo da equipe brasileira nos três torneios de equipes disputados nesta sexta-feira (15), penúltimo dia do Campeonato Sul-Americano Pré-Cadete, Cadete e Juvenil de Esgrima, em Ibagué, na Colômbia. Na competição masculina de espada juvenil, o Brasil comemorou o título, enquanto no florete juvenil, as meninas ficaram com a prata, perdendo por um ponto da Venezuela. Na prova estafeta de equipes cadetes, mais um ouro garantido.

Com os três pódios desta sexta-feira, o Brasil chega ao último dia brigando com os donos da casa pela primeira colocação do quadro geral de medalhas do Sul-Americano de esgrima. Neste momento, os brasileiros somam 26 medalhas, sendo sete douradas, sete de prata e 12 de bronze. Os colombianos têm uma medalha de bronze a mais na soma, mas o último dia ainda reserva quadro disputas.

+ Lorenzo Mion brilha no florete e soma mais um ouro no Sul-Americano

A primeira medalha do dia veio na prova estafeta de equipes cadetes. Representado por Lorenzo Mion e Carolina Brecheret no florete; Lucas Busnardo e Laura Correia na espada; Matheus Becker e Isabela Cunha no sabre; e, Rafael Tomino e Gabriella Vianna como reservas, o Brasil passou bem pela Venezuela, com 30 a 23 no placar. Depois, bateu a Colômbia: 30 a 27.

A conquista na espada foi emocionante do início ao fim no Sul-Americano de esgrima . Depois de passar pelo Paraguai, com 45 a 32 no placar, Leandro Seini, Maurício Pellegrino, Olavo Donato e Pedro Petrich enfrentaram os chilenos na semifinal. Mantiveram uma pequena frente no placar, mas a equipe adversária conseguiu reduzir nos dois últimos embates. Felizmente, não foi o suficiente para a virada: 45 a 43.

A decisão contra os colombianos tinha tudo para ter ares de drama. E teve realmente. No início, o Brasil dominou a pista e chegou a ter oito pontos de vantagem. Mas os colombianos reagiram e diminuíram para um ponto no penúltimo duelo. Pedro Petrich teve a incumbência de manter a pequena frente. E conseguiu, com 6 a 6 ao final do nono tempo, segurar a medalha de ouro para os brasileiros.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIK TOK E FACEBOOK

As meninas do florete não tiveram a mesma sorte no final. Carolina Brecheret, Gabriella Vianna, Laura Papaiano e Rafaella Gomes passaram com certa tranquilidade pelo Peru nas semifinais, vencendo por 45 a 15. Na decisão, revezaram-se na frente do placar com as venezuelanas, chegando no último duelo em vantagem. Mas, a virada se concretizou no final: 43 a 42.

O último dia de Campeonato Sul-Americano de esgrima terá quatro provas de equipes. As primeiras, de sabre masculino e espada feminino, começam às 11h (de Brasília). O sabre feminino entra em ação às 13h e o florete masculino fecha a programação, às 15h.

Mais em Esgrima