Siga o OTD

Esgrima

Campeonato Brasileiro Infantil conhece os primeiros oito campeões

Competição nacional de base disputada no Clube Curitibano, no Paraná, definiu os vencedores no masculino e feminino do florete, sabre e espada sub-9 e sabre sub-11

Campeonato Brasileiro Infantil de Esgrima
(divulgação/CBE/arquivo)

O primeiro dia do Campeonato Brasileiro Infantil de esgrima, disputado nesta quinta-feira (4) no Clube Curitibano, na capital paranaense, definiu oito campeões. O dia foi do florete, espada e sabre, masculino e feminino, na categoria sub-9, ou seja, crianças com menos de nove anos de idade, e do sabre sub-11, com menos de 11 anos, também em ambos os naipes. A competição segue até domingo com o complemento da sub-11 e as quatro armas das categorias sub-13 e sub-15. As disputas são todas no individual, sem competição por equipes.

Florete Sub-9

No florete feminino sub-9, Ana Luiza Motta, do clube Paulistano de São Paulo, foi campeã vencendo por 9 a 6 a final contra Olívia Grahl, do Pinheiros, também paulista. Os bronzes ficaram com as semifinalistas Cecília Anele, do gaúcho Grêmio Náutico União (GNU), e Maya Schneider, do Círculo Militar de São Paulo (CMSP). A campeã já havia sido a melhor na fase de ranqueamento vencendo os quatro jogos que fez. Entrou nas quartas de final como cabeça de chave e derrotou Cecília Anele por 9 a 3 na semifinal. Ana Luiza Motta foi campeã também no sabre ao vencer Bianca Clemente, do CMSP, por 9 a 0. Apenas as duas competiram nessa arma.

Na mesma categoria e arma, porém no masculino, o vencedor foi Kim Posses, do Pinheiros. Ele derrotou Bento Valio, do Círculo Militar de São Paulo, por 9 a 5. Antonio Fonseca, outro do CMSP e o melhor do ranqueamento com quatro vitórias, ficou com um dos bronzes. O outro foi para Théo Arend, do GNU. Posses foi o segundo melhor no ranqueamento, com as mesmas quatro vitórias de Fonseca, mas atrás na diferença de toques. Nas eliminatórias, entrou direto nas semifinais, onde derrotou Arend por 9 a 1. Antonio Fonseca foi o campeão no sabre ao vencer Bento Valio por 9 a 7. Eles foram os únicos a competir nessa arma.

Espada Sub-9

Kim Posses também chegou na final da espada no sub-9, mas lá perdeu por 9 a 5 para Felipe Coelho, do Esgrima Todos de São Paulo. Os bronzes foram para Sami Mahmoud, do paulista São Jorge, e Antonio Fonseca. Felipe Coelho foi apenas o quinto melhor na fase de ranqueamento, com três vitórias e três derrotas. Precisou jogar as quartas de final, onde derrotou Theo Kadunc, do Pinheiros, por 9 a 6. Na semi, passou por Sami Mahmoud, o melhor do ranqueamento com seis vitórias em seis jogos, por 9 a 7.

+ Gaúchos e paranaenses ficam com os dois últimos títulos por equipes no adulto

Na espada feminina sub-9, apenas quatro meninas competiram. Gabriela Taques, do Curitibano, derrotou Olívia Grahl por 9 a 8. Os bronzes foram para Maya Schneider e Bianca Clemente. Gabriela já havia sido a melhor da fase de ranqueamento vencendo duas de três, mesma campanha de Bianca Clemente, mas com um toque a mais de saldo.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIK TOK E FACEBOOK

Sabre Sub-11

A categoria para meninos e meninas com menos de onze anos teve, no primeiro dia do Brasileiro Infantil de esgrima, apenas as disputas do sabre. No feminino foram quatro competidoras e a campeã foi Lais Tosta, do Círculo Militar de São Paulo. Ela derrotou por 11 a 2 na final Sophia Asquino, do Life Quality, também de São Paulo. Os bronzes ficaram com Ana Luiza Motta, que já havia vencido duas no sub-9, e Elisa Garcia, ambas do Paulistano.

No masculino, Marcus Pinto, do GNU, ficou com o título ao bater na decisão, por 11 a 8, Joaquim Pelucio, o melhor no raqueamento com sete vitórias em sete jogos. Henry Douglas, do GNU, e Theo Baldin, do CMSP, ficaram com os bronzes. No ranquemento, Marcus Pinto foi o segundo melhor com seis vitórias. Nas quartas de final ele passou por Guilherme Goivinho, do Life Quality, por 11 a 3, e na semifinal derrotou Theo Baldin por 11 a 2.

APOIE O OLIMPÍADA TODO DIA

Desde setembro de 2016, o Olimpíada Todo Dia não deixa você ter saudade dos Jogos nunca. É o único veículo de comunicação que todos os dias traz a trajetória dos atletas olímpicos e paralímpicos, combatendo a monocultura do futebol e na busca de ajudar a mudar a cultura esportiva do Brasil. Gosta do nosso trabalho? Nos apoie! Faça um pix para [email protected]

Outra alternativa para nos apoiar é usando o cupom OTD em compras na Centauro. Com o cupom, você ganha 10% de desconto na compra de equipamentos esportivos e parte do valor será revertido para o Olimpíada Todo Dia. Vale lembrar que os descontos não são cumulativos. Se alguma peça já estiver em oferta, você não conseguirá aumentar o desconto, mas se colocar o cupom OTD, parte do valor vai ajudar o portal do mesmo jeito. Você pode comprar também pela vitrine do OTD no site das Centauro.

Mais em Esgrima