Siga o OTD

Santa Fé 2026

 

Esgrima brasileira fecha 2º dia em Santa Fé sem medalhas



Guilherme Toldo e Laura Correia foram os brasileiros que chegaram mais longe nas disputas individuais de espada feminina e florete masculino



Guilherme Toldo em ação durante duelo na Copa do Mundo de Hong Kong de florete, paris-2024, esgrima Etapa de Túnis da Copa do Mundo de florete
Guilherme Toldo (Marina ZieheI-COB)

ROSARIO – A esgrima brasileira encerrou a programação individual do segundo dia dos Jogos Sul-Americanos Santa Fé 2026 sem medalhas. Nesta segunda-feira (14), Laura Correia e Guilherme Toldo foram os atletas do país que avançaram mais longe nas disputas de espada individual feminina e florete individual masculino, respectivamente, mas acabaram caindo nas quartas de final.

Mais sobre Santa Fé 2026

SIGA O OTD NO WHATSAPPYOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIK TOK E FACEBOOK

Espada feminina

Laura Correia terminou a fase de grupos com três vitórias em cinco combates e avançou como oitava colocada na classificação geral. A brasileira somou 19 toques dados e 18 sofridos na etapa inicial. No quadro eliminatório, Laura começou com vitória sobre Josefina Mendez, da Argentina, por 15 a 2. Nas quartas de final, enfrentou Isabel Di Tella, também argentina, e acabou superada por 15 a 13 em um confronto definido por poucos toques.

Outra brasileira presente na disputa, Maria Chaves também avançou ao quadro principal após terminar a primeira fase na sexta colocação. Ela venceu a peruana Maria Doig por 15 a 5 na primeira rodada eliminatória, mas caiu nas quartas de final diante da colombiana Maria Jaramillo, por 15 a 10.

Florete masculino

No florete masculino, Guilherme Toldo foi o brasileiro com melhor desempenho. O atleta terminou a fase de grupos na sexta posição, com duas vitórias em quatro combates e saldo positivo de toques, com 18 marcados e 11 sofridos. Já Pedro Marostega encerrou a fase classificatória na 11ª colocação, com uma vitória em quatro combates.

No mata-mata, Toldo enfrentou justamente Marostega por 15 a 5 nas oitavas de final. No entanto, acabou caindo diante do anfitrião Augusto Servello por de 15 a 14 pelas quartas de final. A disputa foi eletrizante e os dois esgrimistas chegram a comemorar a vitória no último pontos. Mas a arbitragemmarcou o toque favorável ao argentino.

Paulista em terras mineiras. Jornalista pela Universidade Federal de Minas Gerais. Apaixonado por esportes.

Mais em Santa Fé 2026