Siga o OTD

Esgrima

Campeonato Brasileiro Cadete e Juvenil coroa quatro campeões no Sub-20 e dois no Sub-17

Foram coroados quatro campeões no Sub-20 e dois no Sub-17

Campeonato Brasileiro Cadete e Juvenil de esgrima
Instagram CBE

O Campeonato Brasileiro Cadete e Juvenil começou nesta quinta-feira (16) no Círculo Militar, em Curitiba (PR). Nesse sexta, foram coroados campeões na espada e sabre masculino e florete e sabre feminino (Sub-20).

+ Na estreia do Mundial, brasileiros brilham e garantem vagas nas finais

O primeiro campeão em Curitiba veio na disputa do sabre feminino Sub-20. Pietra Chierighini (CAP Paulistano) ficou com o ouro ao bater Luana Pekelman (Pinheiros) na decisão. Isabela Chen (Pinheiros) e Ana Clara Morsch (Lindóia Tênis Clube) levaram as medalhas de bronze.

Na final emocionante contra Luana Pekelman, do Esporte Clube Pinheiros-SP, Pietra estava perdendo a partida, mas conseguiu virar e fechar o jogo em 15 a 12 para ficar com o ouro do sabre sub-20. Ela explicou o que foi determinante para a conquista:

“Foi importante eu me ligar no momento decisivo sobre o que eu deveria fazer. Nos campeonatos passados, eu estava com esse problema. Algo em mim internamente, psicológico talvez, mudou hoje e, com isso, consegui jogar tudo o que sei”.

Outro vencedor foi Pedro Petrich, do AMK Mestre Kato, na espada masculina. Ele venceu Mauricio Pellegrin, do Pinheiros na decisão. Campeão ontem, Lucas Busnado (Pinheiros) ficou com o bronze, assim como Rafael Mangiaterra, também do Clube Pinheiros.

“Nada seria possível sem os meus mestres, sem os meus companheiros, eu não chegaria nem perto se não fosse eles. Eu treinei muito esse ano, valeu demais o esforço. Estou muito feliz”, comemorou o campeão na espada sub-20.

A espada feminina foi conquistada por Maria Paro, do Projeto Esgrima Para Todos-SP, na categoria sub-17. Para sair com o campeonato, ela teve de passar por Clara Amaral, do Barroca Tênis Clube-MG, na decisão: vitória de 15 a 9 para Maria. A campeã enalteceu o triunfo no Brasileiro e comentou sobre a equipe que representa.

“Foi muito gratificante, ganhei muita experiência como atleta e como pessoa. Sobre o Esgrima Para Todos, o grupo é maravilhoso, é como uma segunda família para mim”, exaltou Maria.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, NO INSTAGRAM, NO FACEBOOK E NO TIKTOK

Campeonato Brasileiro Cadete e Juvenil coroa quatro campeões no Sub-20 e dois no Sub-17

Na sequência, foi a vez das atletas do sabre feminino. Talia Calazans, do Grêmio Nautico União, ficou com a medalha de ouro. Na decisão, a atleta venceu Rafaella Gomes, do CMIL Rio de Janeiro. Gabriela Vianna (Pinheiros) e Laura Papaiano (Paulistano) levaram as medalhas de bronze.

“Foi um jogo muito bom e pegado. Eu consegui abrir uma diferença no meio, mas, por total mérito dela (Rafaella), ela conseguiu recuperar e mudar o jogo. Tive de me readaptar durante a final, o que acho que consegui fazer bem. Fiquei muito feliz”, analisou a gaúcha.

Os colegas de equipe do Esporte Clube Pinheiros, Lorenzo Mion e André Mura, fizeram o jogo que definiu quem seria o campeão brasileiro do florete masculino sub-17. O primeiro se saiu melhor no embate e ficou com o ouro ao aplicar 15 a 4 no adversário.

Na última final do dia, Murilo Garrigós, do Club Athletico Paulistano-SP, e Matheus Becker (que já havia conquistado o sabre sub-17 no primeiro dia de torneio), do Esporte Clube Pinheiros, fizeram a decisão do sabre sub-20. Garrigós apresentou uma excelente esgrima à pista e ficou com o ouro ao passar por Becker por 15 a 12.

Confira abaixo a programação do terceiro dia de Campeonato Brasileiro Cadete e Juvenil

18/09 (sábado):

– 8h30: Florete masculino sub-20;

– 9h30: Espada masculino sub-20 (equipes);

– 10h30: Sabre feminino sub-20 (equipes);

– 13h30: Espada feminino sub-20;

– 14h30: Sabre masculino sub-20 (equipes);

– 15h30: Florete feminino sub-20 (equipes).

Mais em Esgrima

viagra