Siga o OTD

esgrima Campeonato Brasileiro Cadete e Juvenil

Esgrima

Equipe do São Paulo brilha no penúltimo dia do Brasileiro Cadete e Juvenil

No penúltimo dia da competição foram definidos os dois últimos campeões individuais e São Paulo domina as disputas por equipes

(Rosele Sanchotene)

Equipe do São Paulo brilha no penúltimo dia do Brasileiro Cadete e Juvenil

O terceiro e penúltimo dia de Campeonato Brasileiro Cadete e Juvenil proporcionou a entrega de mais seis medalhas de ouro no Círculo Militar, em Curitiba (PR), sendo as últimas do torneio individual e as primeiras de equipes. Paulo Morais (Esporte Clube Pinheiros-SP), no florete sub-20, e Victoria Vizeu (Club Athletico Paulistano-SP), na espada sub-20, foram os campeões individuais deste sábado (18), enquanto São Paulo conseguiu conquistar todas as categorias nas equipes: sabre sub-20 feminino e masculino, espada sub-20 masculino e florete sub-20 feminino.

O primeiro a colocar a medalha dourada no peito no penúltimo dia de competição foi Paulo Morais. O esgrimista do Esporte Clube Pinheiros-SP chegou à decisão do florete sub-20 masculino e teve de superar Ricardo Pacheco, do Club Athletico Paulistano-SP, para ficar com o título: vitória por 15 a 12.

+ Campeonato Brasileiro Cadete e Juvenil coroa quatro campeões no Sub-20 e dois no Sub-17

“Resultado de muito esforço, dedicação e suor. Fico muito feliz de ter conquistado, depois de passarmos por um lockdown mais severo, essa medalha de ouro. Dedico aos meus técnicos e aos meus pais, que sempre me apoiam”, disse o atleta do Pinheiros.

Ainda no torneio individual, Victoria Vizeu, do Club Athletico Paulistano-SP, também teve motivos para vibrar no Círculo Militar. Na semifinal da espada feminina sub-20, ela conseguiu uma revanche contra Maria Paro (Projeto Esgrima Para Todos – SP), que a havia derrotado na decisão da espada sub-17.

Na final do sub-20, Victoria passou pela colega de equipe, Laura Correia, por 15 a 5 e, com isso, garantiu a primeira posição do torneio. A campeã falou da importância de ter voltado a conquistar um ouro depois de um semestre complicado.

“Tive um semestre difícil, muitas perdas externas. Eu estava querendo muito ganhar, infelizmente não deu ontem (no sub-17). Mudei a minha cabeça totalmente e hoje eu vim focada para vencer. Felizmente, deu tudo certo”, contou a esgrimista do Paulistano.

+ Campeonato Brasileiro Cadete e Juvenil conhece primeiros campeões

A equipe que estreou a posição de primeiro lugar no pódio saiu da disputa do sabre feminino sub-20. A grande final foi decidida entre São Paulo (Luana Pekelman, Isabela Chen, Livia Santana e Mariana Correia) e o Rio Grande do Sul (Ana Clara Morsch, Eduarda Nehrke, Isabela Cunha e Talia Calazans), em que o time paulista venceu o desafio acirrado por 45 a 43.

Na competição de equipes do sabre masculino sub-20, a decisão foi paulista. São Paulo 1, composto por Murilo Garrigos, Fernando Fachini e Fabio Salles, bateu São Paulo 2 (Rafael Lee, Pedro Chen e Lorenzo Chierighini) por 45 a 17 para faturar a medalha de ouro.

São Paulo repetiu o bom desempenho no torneio de espada masculina sub-20. A equipe, formada por Mauricio Pellegrino, Rafael Mangiaterra, Leandro Seini e Lucas Busnardo, superou o time de Minas Gerais (Tarcisio Mendes, Olavo Donato, Miguel Giffoni e Bernardo Homsi) na final por 45 a 43 e ficou com o campeonato. O técnico da equipe paulista, Marcos Cardoso, falou sobre as virtudes do time para a conquista do Brasileiro.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, NO INSTAGRAM E NO FACEBOOK

“Nós conseguimos trabalhar com a equipe de maneiras distintas quando treinamos. Os atletas intercalavam quem ia fechar, quem ia abrir, quem ia ficar na reserva…então, essa homogeneidade da equipe ajudou bastante hoje”, avaliou o treinador.

O florete sub-20 feminino por equipes também foi conquistado por paulistas. São Paulo 1 (Gabriella Vianna, Maria Luiza Murray e Laura Papaiano) ficou na primeira colocação ao passar pela equipe do Rio Grande do Sul, composta por Talia Calazans, Mariana Meine e Valentina Baldi, por 45 a 36.

Confira abaixo a programação do último dia de competição em Curitiba:

Domingo (19/09):

– Florete sub-20 masculino (equipes);

– Espada sub-20 feminino (equipes).

Mais em Esgrima