Siga o OTD

Esgrima

Após medalha no Pan, Bia Bulcão compete em torneios no exterior

Bia Bulcão irá disputar dois torneios satélites na Europa, que fazem parte do Circuito Mundial de Esgrima e valem pontos para o ranking mundial.

Washington Alves/COB

Depois do descanso, hora de voltar ao ritmo de competições. Um mês depois de conquistar a medalha de bronze nos Jogos Pan-Americanos, a primeira do florete feminino brasileiro, Bia Bulcão disputa dois torneios satélite de esgrima no exterior. Nesta sexta-feira (6), o desafio será em Tashkent, no Uzbequistão. No domingo, a competição acontece em Amsterdã, na Holanda.

Os torneios satélites fazem parte do Circuito Mundial de Esgrima e valem pontos para o ranking mundial. A pontuação no ranking é um dos caminhos para a classificação olímpica.

Bia Bulcão aproveitou o período sem torneios importantes para relaxar e aprimorar os treinamentos na sequência. Afinal, a sequência de viagens agora será bem intensa. Além de vários torneios satélites, estágios de treinamento na Itália e competições nacionais, ela terá a missão de representar o Brasil nos Jogos Mundial Militares, em outubro, na China, além de duas etapas da Copa do Mundo de Esgrima, no final do ano.

“Tive um pequeno período de descanso após o Pan e retomei os treinamentos logo em seguida. O foco todo agora é a classificação olímpica. Temos muitas competições importantes pela frente e, em algumas delas, preciso de resultados que ainda não tive. Mas, após a minha participação no Mundial e nos Jogos Pan-Americanos, eu vi que posso conseguir e que posso atuar nesse nível”, diz confiante, após a medalha no Pan e classificação para a fase de 64 do Mundial.

Para obter a vaga olímpica, Bia Bulcão terá que atingir pontuação pelo ranking mundial ou conseguir uma das vagas na seletiva das Américas. Líder do ranking nacional de florete feminino, ela tem boas chances de representar o Brasil nessa disputa, mas quer se garantir logo pelo critério mundial.

“Eu tenho que jogar no mesmo nível que atuei nesses dois torneios, Mundial e Pan, durante toda a temporada. Vou buscar a classificação pelo ranking mundial. É difícil, mas percebi que posso conseguir, pois estou melhor do que eu estava jogando. Caso eu não consiga, vamos buscar a vaga pela seletiva nacional”, projeta.

Mais em Esgrima