Siga o OTD

Esgrima

Moellhausen, Agresta e Guissone inauguram o Hall da Fama

Renzo Agresta, Nathalie Moellhausen e Jovane Guissone serão os primeiros três atletas a serem homenageados

CBE Esgrima TCU COB
Wander Roberto/Exemplus/COB/arquivo

A Confederação Brasileira de Esgrima anunciou que vai criar um Hall da Fama específico da modalidade. A homenagem será dividida em quatro categorias e, na para os atletas, os primeiros a serem homenageados são Renzo Agresta, Nathalie Moellhausen e Jovane Guissone. O evento será em 5 de outubro, durante o Brasileiro em Curitiba.

As outras três categorias são Árbitro, Mestre D’Armas e Dirigente. Pela ordem, os nomes que integrarão o Hall da Fama da Esgrima desde sua implantação são, respectivamente, Régis Trois de Ávila, Alexandre Alves Teixeira e Arthur Telles Cramer Ribeiro.

Nathalie Moellhausen e Jovane Guissone deram ao Brasil os maiores resultados da história da esgrima no país.

Nathalie Moellhausen foi campeã mundial na espada em 2019, na Hungria, e chegou na inédita sexta colocação em Jogos Olímpicos, no Rio 2016. Tem, ainda, dois bronzes em Jogos Pan-Americanos, em Lima e em Toronto. Jovane Guissone, na cadeira de rodas, foi campeão das Paralimpíadas de 2012, em Londres, e quinto colocado no Rio 2016.

Jovane Guissone foi, ainda, premiado por dez anos seguidos pelo Comitê Paralímpico Brasileiro como maior atleta da esgrima de cadeiras de rodas do país. É dele também a primeira medalha do país em Copas do Mundo.

Renzo Agresta, dentre outros feitos, participou de quatro Jogos Olímpicos, de Atenas em 2004 ao Rio em 2016, têm quatro bronzes em Jogos Pan-Americanos e é tricampeão Pan-Americano Adulto e campeão Cadete e Juvenil da modalidade. Também é Campeão Sul-Americano e Campeão dos Jogos Sul-Americanos, dentre outras conquistas.

Jornalista com mais de 20 anos de profissão, mais da metade deles na área de esportes. Está no OTD desde 2019 e, por ele, já cobriu 'in loco' os Jogos Olímpicos e Paralímpicos de Tóquio, além dos Jogos Pan-Americanos de Lima e Santiago

Mais em Esgrima