Siga o OTD

Esgrima

Toldo é o terceiro brasileiro na chave principal do Mundial

Guilherme Todo passa para a chave principal do Mundial de Budapeste, assim como Nathalie Moellhausen e Bia Bulcão

Equipe do florete masculino conquista prata no Pan-Americano

O Brasil colocou o terceiro atleta na chave principal do Mundial de esgrima em Budapeste. Desta vez foi Guilherme Toldo, no florete masculino. Ele venceu quatro das seis na chave de grupos, nesta quarta (17), e também passou pelas duas eliminatórias do torneio classificatório à chave principal.

O próximo compromisso de Guilherme Toldo é contra japonês Takahiro Shikine, o número 19 do mundo. O brasileiro é o 26º no florete e vem crescendo no ranking nos últimos anos. Será às 5h, pelo horário de Brasília, de sábado (20).

Além de Guilherme Toldo, o Brasil tem Nathalie Moellhausen, na espada, e Bia Bulcão, também no florete, nas chaves principais das respectivas categorias no Mundial de esgrima.

Outros quatro brasileiros competiram nesta quarta. Três ao lado de Toldo no florete masculino e Giulia Gasparin no sabre feminino. Heitor Shimbo, Henrique Marques e Julien Beneux passaram pela primeira fase classificatória, a de grupos, mas pararam na seguinte, a eliminatória para a chave principal.

Giulia Gasparin ficou nos grupos com uma vitória em cinco duelos. Saiu do mundial em 113º lugar.

Julien Beneux foi o melhor na fase de grupos. Venceu cinco dos seis combates que fez e passou direto para o tableau classificatório dos 64, a última antes da chave principal. Porém, acabou tendo de desistir do duelo contra o alemão Andre Sanita e saiu do campeonato na 69ª classificação geral.

Com uma vitória a menos na fase de grupos, Guilherme Toldo entrou no tableau classificatório dos 128. Lá eliminou o romeno Silviu Rosu com facilidade. Fez 15 a 2. Logo a seguir, na batalha que valeu a vaga na chave principal do Mundial de esgrima, ele venceu com folgas o alemão Lucas Mottiat, por 15 a 4.

Henrique Marques também venceu a primeira no tableau classificatório dos 128, contra Alexandru Sirb, da Romênia, por 15 a 8. Caiu logo a seguir por 15 a 15 para o japonês Toshiya Saito. Ficou em 83º. Heitor Shimbo ficou nos 128. Perdeu para Ou Feng Ming , de Taipei, por 15 a 13. Sai do Mundial de esgrima em 110º lugar geral.

Mais em Esgrima