Siga o OTD

Escalada

Equipe sub-20 vai participar de Training Camp na Itália

Nesta segunda-feira (22), a seleção brasileira sub-20 de escalada embarcou rumo à Itália para participar de training camp

Equipe Sub-20 de escalada posa para foto antes de embarcar para Training camp
Foto: Divulgação/ABEE

A equipe brasileira de escalada esportiva sub-20 embarcou nesta segunda-feira (22) para a Itália. Lá, os atletas vão ficar 11 dias participando de um Training Camp, com sessões conduzidas pelo técnico Roberto Bagnoli, da Federação Italiana. O time vai estar sob a supervisão de Anderson Gouveia, coordenador de desenvolvimento esportivo, que será  auxiliado pelo assistente de analista de performance, Danilo Caruso. 

O Training Camp vai oferecer uma imersão em escalada de alto nível para os jovens atletas. Além disso, serve como preparação para o principal evento internacional do ano da categoria, o Campeonato Mundial Juvenil. A Associação Brasileira de Escalada Esportiva (ABBE) acredita que iniciativas como essa são fundamentais para elevar o nível dos resultados internacionais a longo prazo.

“Dessa vez, vamos ter um Training Camp diferente, vamos passar alguns dias com o treinador Roberto Bagnoli da Itália, técnico do time juvenil italiano. A ideia é ter outras visões e opiniões sobre nossos jovens atletas. Esses eventos de pré-temporada são muito importantes para o desenvolvimento dos jovens atletas e é uma oportunidade para poderem treinar em estruturas similares às encontradas em eventos internacionais e outros atletas da mesma faixa de idade”, comentou Anderson Gouveia.

A equipe começa o Training Camp na cidade de Prato, concentrando-se exclusivamente no treinamento da modalidade escalada Boulder. Em seguida, o time participa de um simulado em conjunto com os atletas da seleção juvenil da Itália, em Bergamo. Por fim, encerram a jornada de treinos na cidade de Milão, farão sessões de treinos de Guiada.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIK TOK E FACEBOOK

Os convocados

Para essa experiência internacional, o Brasil vai contar com Mariana Hanggi (PR), Laura Timo (MG), Giulia Solera (GO), João Felipe Barbosa (RJ), Gabriel Papp (SP), Emmanuel Galina (DF),  Luis Guilherme Ziolkowski (PR) e Raul de Morais (PR). 

Entre os atletas, Mariana Hanggi, Laura Timo, João Felipe Barbosa, Gabriel Papp e Luís Guilherme têm experiência em participações anteriores no Campeonato Mundial de Escalada Juvenil e já participaram do primeiro Training Camp Internacional da categoria em 2023. Além disso, Mariana representou o Time Brasil na estreia da Escalada Esportiva nos Jogos Pan-Americanos em Santiago, Chile. Por outro lado, Emmanuel e Raul estreiam em eventos internacionais como atletas da seleção brasileira.

*Com informações da Associação Brasileira de Escalada Esportiva (ABBE)

Jornalista recifense formado na Faculdade Boa Viagem, apaixonado por futebol, atletismo, basquete e outros esportes.

Mais em Escalada