Siga o OTD

Escalada

Mateus Bellotto é o melhor brasileiro do dia no Mundial, 85º lugar

Dois brasileiros participaram da prova Lead e outras duas competiram na Boulder. Entre os quatro, Mateus Bellotto escalou melhor

Na imagem, Mateus Bellotto na tentativa de escalar os obstáculos na parede.
Mateus Bellotto na tentativa de escalar os obstáculos na parede. Foto: Instagram/ @abee_escalada/ @janvirtphotograpy

O Mundial de Escalada teve classificatórias de duas provas nesta quinta-feira (3), da Lead (ou Guiada) no masculino e da Boulder no feminino. Primordialmente, as classificatórias também serviram para determinar os escaladores que competirão na fase final das provas combinadas. Assim, o Brasil teve Mateus Bellotto, Felipe Ho, Anja Köhler e Bianca de Castro como seus representantes. A melhor colocação foi um distante 85º posto. Nenhum classificou para prova individual ou combinada.

+ Compartilhe no WhatsApp
+ Compartilhe no Telegram

Lead para homens

A princípio, Mateus e os demais homens abriram as competições do dia pelo fato de terem um dia a mais de descanso com relação às apresentações anteriores. Dessa forma, o sistema de disputa é o mesmo do que o apresentado pelas mulheres. Dois grupos de escaladores que precisam subir duas paredes e tem os checkpoints para avaliação.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIK TOK E FACEBOOK

Os brasileiros estiveram juntos no grupo B de competição, com mais 60 concorrentes. Por outro lado, no grupo A, 63 atletas apresentaram-se e Jacob Schubert foi o líder. O austríaco atingiu média 1,0, ao alcançar 42+ e a 1ª colocação na primeira subira e 32+ e a 1ª colocação na segunda. Inclusive, foi o escalador com melhor desempenho geral. Ademais o japonês Sorato Anraku foi o líder do grupo dos brasileiros. Ele atingiu uma média de 2,0, ao alcançar 39+ e a 1ª colocação na primeira subida e 36+ e a 2ª colocação na segunda.

Além disso, Mateus Bellotto teve média de 40,85 e ficou com a 43ª posição no grupo. Fez 21+ (34º) e 17 (43º) e ficou com a 85ª colocação geral. Em seguida, veio Felipe Ho, com a média 43,23 e a 48ª colocação no grupo. Fez 20+ (42º) e 17 (43º) e ficou com a 95ª colocação geral.

Boulder para mulheres

Na sequência, a prova de Boulder definiu as qualificadas das mulheres. Com o mesmo critério dos homens, as escaladoras devem subir cinco paredes e os pontos são anotados em quantas vezes alcançaram o topo ou a zona de cada tentativa. Também há uma divisão em dois grupos.

No grupo A, Janja Garnbret, da Eslovênia, foi a líder com 5 topos e 5 zonas. Dessa maneira, teve também o melhor desempenho geral de todas as escaladoras. As brasileiras Anja Köhler e Bianca de Castro estiveram no grupo B. Quem ficou com a liderança foi a norte-americana Brooke Raboutou, que teve 3 topos e 5 zonas. Curiosamente, Zélia Avezou, segunda no grupo A, teve 4 topos e 5 zonas. Portanto, seria a líder, caso estivesse no grupo B.

Por fim, Anja e Bianca tiveram desempenho parecido e marcaram 1 topo e 1 zona. Köhler ficou com a 44ª colocação e Castro com a 46ª, pelo número maior de tentativas para chegar no topo. Foram 87ª e 91ª, respectivamente, na classificação geral.

Jornalista formado em 2013, mas que atuo desde 2008, quando ingressei na Universidade P. Mackenzie, Trabalhei por seis anos no Diário Lance!. Passei por Punteiro Izquierdo, Surto Olímpico, Torcedores e Secretaria Municipal de Esportes e Lazer de São Paulo. Entrei no OTD em Abril de 2023.

Mais em Escalada