Siga o OTD

Escalada

Felipe Ho e Thais Makino vencem o Brasileiro de Boulder 2020

Thais Makino confirma favoritismo e é campeã no feminino, enquanto Felipe Ho vence pela primeira vez o Brasileiro de Escalada Boulder 2020

Brasileiro de escalada
Foto: Carol Coelho

No último final de semana foi realizado em São Paulo, no ginásio Casa de Pedra Perdizes, o Campeonato Brasileiro de Escalada Boulder 2020. No total, foram 58 atletas inscritos na competição Pro e Felipe Ho e Thais Makino sagraram-se campões nacionais.

O evento ainda teve cinco atletas no paraclimbing para a primeira competição nacional da modalidade. Contudo, o Brasileiro de Escalada de Velocidade não pode ser realizado.

A disputa até chegou a ser iniciada, mas a previsão de chuva para o domingo em São Paulo se confirmou. Como a parede de velocidade instalada na Casa de Pedra Perdizes é ao ar livre, a organização foi forçada a interromper as tentativas e desmontar todo o equipamento eletrônico de medição de tempo.

Depois de cerca de uma hora, o tempo abriu e as tentativas foram retomadas. Ainda deu tempo de concluir as tomadas de tempo no feminino, mas a chuva voltou ainda mais forte e com vento, molhando as agarras e forçando o cancelamento da etapa.

A etapa de velocidade agora está sendo negociada para acontecer em Curitiba, junto ao Brasileiro de Dificuldade, que acontece no dia 14 de Novembro no ginásio Campo Base.

O primeiro título

No masculino, o atleta Felipe Ho, de São Paulo, conquistou o seu primeiro título na modalidade Boulder. O atleta já havia batido na trave em outras duas oportunidades, ficando com o vice campeonato, mas dessa vez o lugar mais alto do pódio foi dele.

Nas qualificatórias, disputadas na sexta (23), Felipe Ho terminou em primeiro lugar, empatado com 3 outros atletas: Jean Ouriques (MG), Jonas Leffeck (SC) e Renan Denardo (SP); todos com 5 Tops e 5 Zonas na primeira tentativa.

Felipe Ho Brasileiro de Escalada Boulder 2020
Pódio masculino na competição Pro Foto: Carol Coelho

Os 20 melhores classificados passaram para a semifinal no sábado (24), que teve boulders bem mais duros e disputa acirrada para selecionar os 6 finalistas.

Na semi, apenas Felipe Ho conseguiu fazer top nos 4 boulders, classificando-se em primeiro para a final. Jean Ouriques, mesmo com o joelho machucado, fez 3 tops e 4 zonas, ficando em segundo na classificação da fase.

Mateus Belloto (SP), de 17 anos, ficou na terceira colocação, garantindo sua segunda final consecutiva na modalidade, com 3 Tops e 4 Zonas, mas com mais tentativas para Top que Jean. Em quarto veio Samuel Silva (SP), de 17 anos, estreando em finais Pro, seguido por Jonas Leffeck e Pedro Egg (PR), de 19 anos, também estreante em finais.

Na grande final, Felipe Ho começou bem com um Top na primeira tentativa no primeiro boulder. Manteve a liderança com mais 2 Tops de primeira no segundo e quarto boulders. Jean Ouriques veio em segundo, também com 3 Tops e 3 Zonas, porém em mais tentativas. Em terceiro ficou Samuel Silva, conquistando seu primeiro pódio na categoria na modalidade Boulder.

Pedro Egg, que estreava em competições Pro da modalidade, levou o prêmio de Melhor Atleta Estreante pelo seu sexto lugar na competição.

Mais um

No feminino, com apenas duas fases, as qualificatórias foram mais pesadas para selecionar as 6 finalistas. Nessa fase quem passeou, e surpreendeu de forma positiva a todos, foi a atleta juvenil Clara Viegas (MG) de 19 anos. Ela dominou a qualificatória, sendo a única atleta a fazer 4 dos 5 boulders.

Em segundo lugar ficou Thais Makino (SP), com 3 Tops e 3 Zonas, seguida por Bianca Castro (RJ) com 2 Tops e 3 Zonas. Em quarto lugar, ficou a grande surpresa da final, a atleta mineira Laura Timo, de apenas 13 anos. Ela foi seguida por Deborah Albuquerque (RJ), também estreante na categoria e em finais, e fechando as 6 classificadas ficou Patrícia Antunes (MG).

+ Com estreia olímpica em Tóquio, calendário de 2021 é divulgado

Thais Makino Brasileiro de Escalada Boulder 2020
Pódio feminino na categoria Pro Foto: Carol Coelho

Na final a disputa foi acirrada até o último boulder e o título foi decidido em tentativas para Top. Thais Makino acabou levando a melhor e conquistando o seu quarto título Brasileiro de Boulder (2020, 2018, 2016 e 2012), com Bianca Castro em segundo e Clara Viegas ficando com a terceira colocação.

Deborah Albuquerque terminou em quarto lugar e foi premiada como a Melhor Atleta Estreante da categoria em Boulder.

Paraclimbing dá espetáculo

No Paraclimbing, 5 atletas divididos em 4 categorias diferentes escalaram 3 boulders na primeira disputa paraclimbing da modalidade.

Felipe Ho e Thais Makino vencem o Brasileiro de Escalada Boulder 2020
Competição de escalada teve a primeira disputa de paraclimbing Foto: Carol Coelho

Na categoria com mais atletas, a AL2 Masculino, para amputados de perna, Luciano Frazão (DF) e Gustavo Santos (PR) se enfrentaram mais uma vez, com Gustavo dessa vez levando a melhor com um Top surpreendente de costas para a parede no segundo boulder.

Na categoria RP3, para atletas com comprometimento de força, Marina Oliveira (SP) foi a única representante e conseguiu fazer 3 Tops.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, NO INSTAGRAM E NO FACEBOOK

Mais em Escalada