Siga o OTD

Paralimpíada Todo Dia

Calendário da Copa do Mundo terá três etapas de paraescalada

Crescendo em visibilidade, paraescalada terá calendário cheio em 2021 e sonha em virar modalidade paralímpica

copa do mundo de paraescalada
(Reprodução/ifsc-climbing.org)

A temporada 2021 da paraescalada esportiva será histórica. A IFSC (Federação Internacional de Escalada Esportiva) anunciou que, pela primeira vez, a modalidade terá três etapas da Copa do Mundo.

As etapas serão realizadas em Innsbruck (AUT), Briançon (FRA) e em um local ainda a ser determinado nos Estados Unidos. A novidade é resultado da criação do Comitê de Paraescalada, que vem revolucionando a escalada esportiva.

O anúncio é o segundo grande marco para a paraescalada em menos de uma semana. Em 14 de novembro, a criação de um Comitê da modalidade foi ratificada Assembleia da IFSC.

Sendo assim, 2021 terá quatro eventos da paraescalada. As três etapas da Copa do Mundo e o Mundial, marcado para Moscou, na Rússia, de 15 a 22 de setembro.

“Estou orgulhoso de ver que agora há quatro competições internacionais de paraescalda para o cronograma de 2021. Agradeço às federações nacionais pelo entusiasmo e por enfrentarem o desafio de organizar um calendário em meio às dificuldades” disse Sebastian Depke, presidente do Comitê de Paraescalada da IFSC.

Calendário da Copa do Mundo:

1ª – Etapa de Innsbruck (AUT) de 22 a 24 de junho
2ª – Etapa de Briançon (FRA) em 16 de julho
3ª – Etapa dos Estados Unidos de 9 a 10 de outubro (ainda sem sede)

paraescalada brasil
1º Campeonato Brasileiro de paraescalada foi realizado em 2020 (Foto: Carol Coelho)

Lobby para o futuro

Fora do programa paralímpico de Tóquio-2020 e de Paris-2024, a paraescalada esportiva pretende fazer barulho com as três etapas marcadas para 2021.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, NO INSTAGRAM E NO FACEBOOK

Ainda mais que um delas será realizada na França, país-sede dos Jogos Olímpicos de 2024.

“Estamos profundamente honrados em hospedar a etapa da Copa do Mundo de paraescalada em solo francês. O momento não poderia ser melhor, especialmente na perspectiva dos Jogos Paralímpicos de Paris-2024, onde a modalidade será exibida”, disse Pierre You, presidente da FFME (Federação Francesa de Montanhismo e Escalada).

Mais em Paralimpíada Todo Dia