Siga o OTD

Escalada

Cesar Grosso se classifica para a final do Pan-Americano

Brasileiro termina a qualificatória do torneio continental com a oitava e última vaga para a final

Carol Coelho

O Brasil está na final! No terceiro dia de competições no Pan-Americano de escalada, realizado em Los Angeles, Cesar Grosso se garantiu na decisão. O brasileiro terminou o dia de qualificatórias na oitava colocação, com 396 pontos, e se classificou para a final com a última vaga. Felipe Ho, Pedro Nicoloso e Jean Ouriques também participaram.

Apesar da boa participação durante toda a competição, Felipe Ho terminou com 810 pontos, na décima posição geral e fora da final. Jean Ouriques foi o 17º com 3420 e Pedro Nicoloso foi o 19º com 5491.

Esperança por Tóquio

Não tem segredo ou combinação. Para se garantir na Olimpíada de Tóquio e ser o primeiro brasileiro da escalada a disputar uma edição de Jogos Olímpicos, Cesar Grosso precisa ser campeão do Pan-Americano.

No Pan-Americano de escalada os atletas participaram de três qualificatórias nesta sexta-feira, velocidade, boulder e dificuldade, e a pontuação se deu com o resultado das três modalidades combinadas.

Como foi a qualificatória

Velocidade

Na primeira qualificatória do dia, o Brasil conseguiu um bom resultado. Na prova de velocidade, em que os atletas são classificados de acordo com o tempo que demoram para escalar a parede, os destaques do país foram Cesar Grosso e Felipe Ho. O primeiro conseguiu a marca de 7.20s, ficando na sexta colocação geral. Já Felipe foi o nono colocado, com 7.27s.

Pedro Nicoloso terminou a prova na 17ª colocação, com a marca de 9.37s, e Jean Ouriques foi o 19º, com 9.60s.

Boulder

Na segunda qualificatória do dia, mais uma vez Felipe Ho e Cesar Grosso foram os destaques. Na prova de boulder, em que os atletas não usam equipamentos de proteção, como cordas e pistões, para escalar paredes de até seis metros de altura, Felipe conseguiu 1T 4Z 1tT 15tZ, que quer dizer que o atleta conseguiu chegar ao topo uma vez, passou por quatro zonas de pontuação em 15 tentativas de escaladas. Com esse resultado, Ho ficou na nona colocação.

Já Jean Ouriques terminou sua prova com 1T 4Z 2tT 7tZ, que mostra que o brasileiro chegou ao topo da parede uma vez, passando por quatro zonas de pontuação em sete tentativas. Com esse desempenho, Jean acabou com a décima posição.

Logo na sequência apareceu Cesar Grosso. O brasileiro fechou sua participação na qualificatória com 1T 4Z 3tT 8tZ, com uma chegada ao topo da parede, quatro passagens pela zona de pontuação em oito tentativas, ficando em 11ª. Já Pedro Nicoloso foi o 17º colocado, com 1T 1Z 3tT 2tZ.

Dificuldade

Na última prova do dia, o Brasil foi bem mais uma vez. Na prova de dificuldade, em que o atleta precisa dos equipamentos de segurança para realizar a escalada em paredes maiores, Cesar Grosso foi o sexto colocado geral, com 43+.

Um pouco mais abaixo apareceu Felipe Ho. O brasileiro fechou sua última prova qualificatória no Pan-Americano de escalada com 41+, na décima colocação geral. Jean Ouriques foi o 18º, com 30+, e Pedro Nicoloso ficou com a 19ª posição, com 24+.

Mais em Escalada