Siga o OTD

Escalada

Conheça o critério das vagas da Escalada para Tóquio

A Escalada terá 36 vagas em disputa, que serão distribuídas durante o Campeonato Mundial, Seletiva Olímpica e Campeonatos Continentais

Reprodução/Instagram

Com menos de 20 meses para os Jogos Olímpicos de Tóquio, esta será a primeira vez que a Escalada Esportiva estará representada. A modalidade já tinha aparecido por duas vezes nos Jogos Olímpicos da Juventude, em 2014 e agora em 2018. Em 2020, serão dois eventos combinados (masculino e feminino) das três modalidades: Boulder, Velocidade e Dificuldade.

Número de Vagas

A Escalada Esportiva terá 40 atletas selecionados para os Jogos Olímpicos. Todavia, duas vagas já estão garantidas para o país sede, o Japão; outras duas serão para atletas convidados pela Comissão Tripartite. Essa comissão é formada pelos Comitês Olímpicos Nacionais, o Comitê Olímpico Internacional e o Federação Internacional de Escalada (IFSC). Assim, sobram 36 vagas para disputa, com o limite de quatro vagas por país (2 homens e 2 mulheres).

Esse modelo garante, pelo menos, 11 nações representadas nos Jogos. A definição dos atletas acontecerá nos eventos seletivos já divulgados pela IFSC. Abaixo, portanto, é possível conferir quais serão os eventos e quantas vagas eles darão nos Jogos Olímpicos.

Eventos Seletivos para os Jogos Olímpicos

Campeonato Mundial de Escalada (Agosto de 2019): 14 vagas – O primeiro evento a distribuir vagas será o Campeonato Mundial de Escalada, que em 2019 acontecerá em Hachioji, Tóquio. Serão 14 vagas distribuídas entre os 7 primeiros atletas de cada naipe, com o limite de quatro atletas por país.

Seletiva Olímpica (Novembro e Dezembro de 2019): 12 vagas – O próximo evento será a Seletiva Olímpica, que acontecerá na cidade francesa de Toulose. A competição será disputada no modelo olímpico (combinado) e também com 40 atletas. Participarão os 20 atletas de cada naipe melhor ranqueados durante o Campeonato Mundial e que ainda não vaga em Tóquio. Os seis primeiros de cada naipe garantem a vaga, respeitando o limite de atletas por país.

Eventos Continentais (Fevereiro a Maio de 2020): 10 vagas – As últimas vagas serão distribuídas nos eventos continentais: Europeu, Asiático, Africano, Oceania e Pan-americano. Os primeiros atletas de cada naipe nos destes campeonatos garantem a vaga. Caso os primeiros colocados já tenham tenham vaga via Campeonato Mundial ou Seletiva Olímpica, o próximo atleta mais bem colocado e ainda não classificado herda a vaga.

Cobri os Jogos Olímpicos Rio 2016. Trabalhei no apoio jornalístico das Copas do Mundo Fifa de 2014 e 2018. Documentarista de "O caminho suave". Outras produções fílmicas: "EstatiCidade", "Marcelo Rezende - contador de histórias", "Sala de estar", "Azul" e "A entrevista". Experiência na área de esporte e política, com passagens pela TV Band, Portal da Band e pelo Jornal Gazeta de Santo Amaro.

Mais em Escalada