Siga o OTD

Política esportiva

Embaixada Olímpica: ponto de encontro entre esporte e política Internacional

Acompanhe no blog Embaixada Olímpica as histórias sobre quando a Política Internacional e o Esporte se encontraram nos Jogos Olímpicos.

Sede do COI, Comitê Olímpico Internacional esporte política

Esporte e política se misturam?

Essa é uma pergunta que toda vez que é feita gera uma discussão interminável entre os que concordam com essa junção e aqueles que pensam no esporte como algo totalmente separado do mundo que o cerca.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, NO INSTAGRAM, NO FACEBOOK E NO TIKTOK

Contudo, quando olhamos a história dos Jogos Olímpicos são inúmeras as vezes em que o esporte esteve lado a lado de questões políticas, como durante as disputas esportivas em meio à Guerra Fria ou nos protestos dos atletas afro-americanos no pódio dos Jogos realizados no México-1968.

E foi pensando exatamente nessas questões que nasceu a Embaixada Olímpica. Em uma parceria com o OTD, nesse espaço traremos histórias do passado e do presente que mostram diretamente a ligação do esporte com a política, principalmente internacional.

+RECEBA NOTÍCIAS NO NOSSO CANAL NO TELEGRAM OU PARTICIPE DO NOSSO GRUPO DO WHATSAPP

Falaremos sobre como a rivalidade entre diferentes Estados se manifesta no esporte, como temas internacionais que vemos nos jornais aparecem no dia a dia de diferentes modalidades e competições, casos em que a política foi responsável por brigas e polêmicas esportivas e outros tantos temas que as vezes não vemos diretamente a ligação político-esportiva.

+Confira o guia completo dos Jogos Olímpicos de Tóquio

Obviamente não iremos debater aqui política interna ou partidária. O objetivo é falar de política de uma maneira mais ampla. Mas é inevitável lembrar que passaremos por temas que permeiam toda nossa sociedade, como a luta do esporte pela igualdade de gênero, o combate ao preconceito contra minorias, entre outras situações.

Convidamos todos e todas a carimbar os passaportes em nossa Embaixada para seguir viagem pela história desse mundo esportivo.

Sobre o autor

esporte política embaixada olímpica

Prazer, sou Gabriel Lins, internacionalista pela USP, e desde berço apaixonado por esportes olímpicos. Cresci em um ambiente em que esporte e política eram debatidos e incentivados o tempo inteiro. Sempre me vi apaixonado por questões de como o nosso mundo funcionava. Ao mesmo tempo, tive o esporte como grande parceiro de vida, tendo jogado basquete por clubes de base, sido diretor esportivo do grêmio estudantil no Ensino Médio e presidente da Atlética Guimarães Rosa. Sempre busquei conciliar temas políticos e esportivos na vida e nos estudos. Além disso, fui voluntário de Relações Internacionais durante os Jogos Olímpicos Rio-2016.

Espero que possa sempre trazer histórias intrigantes e de fácil compreensão.

Seja muito bem-vindo.

Mais em Política esportiva