Siga o OTD

Curiosidades olímpicas

Uma vida regada à medalhas e glórias: conheça Birgit Fischer

Birgit Fischer foi a campeã olímpica mais jovem da história e a mais velha da canoagem. Até hoje, é a única mulher a ser ouro em seis edições de Jogos Olímpicos

Birgit Fischer - Canoagem velocidade
Birgit Fischer conquistou 12 medalhas olímpicas em seis edições de Jogos (Divulgação)

Uma das maiores atletas de todos os tempos tem nome e sobrenome: Birgit Fischer. Sua vida foi regada à grandes conquistas, seja medalhas ou marcas impressionantes. Ela foi a campeã mais jovem da história das Olimpíadas e a mais velha da canoagem velocidade. Conquistou ainda um total de 12 medalhas olímpicas, sendo oito de ouro, ficando atrás apenas de Larisa Latynina, que ganhou 18.

Mas se engana quem pensa que ela parou por aí. Até hoje, Birgit Fischer é a única mulher a faturar medalhas de ouro em seis edições diferentes de Jogos Olímpicos. E há de se destacar a longevidade destas conquistas, que foram de Moscou-1980 a Atenas-2004. Além disso, ela detém ainda 38 medalhas em Mundiais de conoagem velocidade, sendo 28 de ouro, marca até hoje inalcançada.

+CONHEÇA O BLOG DE CURIOSIDADES OLÍMPICAS

Birgit Fischer nasceu em 1962, em meio à Guerra Fria, na então Alemanha Oriental. Ela frequentou um colégio interno, onde havia um clube de esportes do exército. No ano em que se formou, ela já era a campeã mais jovem da história da canoagem olímpica.

O feito foi conquistado em Moscou-1980, quando aos 18 anos, foi campeã da prova K1 500 m. À época, Birgit Fischer já tinha ganho os holofotes. E provavelmente teria números e conquistas ainda mais impressionantes, se não fosse pelo boicote da Alemanha aos Jogos de Los Angeles-1984.

O auge e as primerias pausas

Birgit Fischer
Birgit Fischer conquistou oito medalhas de ouro olímpicas (Divulgação)

O mundo precisou esperar, então, oito anos para ver Birgit Fischer fazer mais história. Foi em Seul-1988 que ela viveu seu auge, quando conquistou três medalhas, dois ouros, no K2 500 m e K4 500 m, e uma prata no K1 500 m. Foi também sua última Olimpíada antes da unificação da Alemanha.

Depois dos Jogos, Birgit Fischer deu uma pausa de três anos na carreira para dar a luz ao segundo filho. Muitos questionavam se ela voltaria a competir. Mas não ela. Em dezembro de 1991, Fischer voltou a treinar e conquistou mais duas medalhas em Barcelona-1992, desta vez, um ouro e uma prata.

+CONHEÇA O BLOG OTD DELAS

Ela repetiu o feito com mais duas conquistas em Atlanta-1996 e em Sydney-2000, aos 38 anos, adicionou mais dois ouros ao currículo já vitorioso. Depois dos Jogos Olímpicos na Austrália, no entanto, Birgit Fischer anunciou a aposentadoria.

Retorno e despedida oficial

Birgit Fischer já tinha 10 medalhas olímpicas e 36 em Mundiais de canoagem velocidade. Mas a veia de campeã falou mais alto. Em 2003, ela retornou da então aposentadoria, foi à Atenas-2004 e fechou a conta olímpica com mais um ouro e uma prata, aos 42 anos.

+ SIGA O OTD NO FACEBOOKINSTAGRAMTWITTER E YOUTUBE

E como se não bastasse, ainda competiu o Mundial de 2005 e Zagreb, na Croácia, e se despediu do esporte com chave de bronze, com dois terceiros lugares, coroando a carreira que vale ouro.

Mais em Curiosidades olímpicas