Siga o OTD

Coronavírus

Decreto de Macron impede Volta da França na data planejada

Tradicional prova do ciclismo de estrada, Volta da França pode não ser realizada por causa da pandemia

Ciclismo
Etapa de Paris da Volta da França (Facebook/letour)

Depois de semanas de esperança e incerteza, a Volta da França 2020 está suspensa em meio à pandemia de coronavírus e não será realizada conforme programada, segundo a Associated Press. Contudo, a principal prova do ciclismo de estrada mundial ainda pode ser realizada este ano.

O presidente francês, Emmanuel Macron, em seu discurso à nação na segunda-feira (13), anunciou que todos os eventos públicos com grandes multidões estão cancelados até pelo menos meados de julho.

A Volta da França 2020 estava prevista para começar em 27 de junho, na cidade de Nice, na Riviera francesa. “Como agora é impossível que a Volta comece na data planejada, estamos consultando a União Internacional do Ciclismo (UCI) para tentar encontrar novas datas”, disseram os organizadores da corrida nesta terça-feira (14).

Manter a corrida sem público nas margens das estradas e nas montanhas da França – uma ideia anteriormente proposta pela ministra de Esportes, Roxana Mărăcineanu – não é algo que agrade a organização da volta.

Em 1946 foi última vez que a Volta da França não foi realizada, com o país ainda emergindo da Segunda Guerra Mundial. A disputa também foi interrompida durante a Primeira Guerra Mundial.

Calendário apertado

Embora o maior evento do ciclismo de estrada possa ser descartado por completo, os organizadores estão discutindo possíveis datas posteriores em meio à pandemia. Novos planos poderão ser anunciados antes do final de abril, após discussões entre a organização, Amaury Sport Organization (ASO), e a International Cycling Union.

O malabarismo no calendário do ciclismo também é complicado por causa das várias corridas programadas ao longo da temporada e outros eventos esportivos.

Colombiano Egan Bernal vence a Volta da França 2019 de ciclismo de estrada
Colombiano Egan Bernal vence a Volta da França 2019 (Facebook/letour)

A Vuelta, prova de ciclismo de estrada na Espanha, que também é de propriedade da ASO, ainda está programada para 14 de agosto a 6 de setembro.

Se a Volta da França fosse realizada após a Vuelta da Espanha em setembro, poderia entrar em conflito com o Aberto da França de tênis. O Grand Slam em Roland Garros foi adiado para começar no dia 20 de setembro. Mas tudo está cercado de incertezas por causa do novo coronavírus.

Mais em Coronavírus