Siga o OTD

Coronavírus

Testes antidoping não vão parar, afirma autoridade de controle

Entidade revela que seguirá realizando testes durante período de pandemia

doping antidoping coronavírus wada lista de doping 2022 atualização lista de substâncias proibidas
Atletas precisam informar antecipadamente o consumo de medicamentos presentes na lista proibida (Foto: Felipe Esquivel Reed/Wikimedia)

A Autoridade Brasileira de Controle de Dopagem (ABCD) informou nesta sexta-feira (20) o seu protocolo de atuação durante o período de pandemia, causado pelo coronavírus. Segundo a nota, a entidade não irá interromper os testes antidoping realizados fora das competições e seguirá aguardando a posição oficial e final sobre a realização dos Jogos de Tóquio 2020 para reavaliar o seu plano de distribuição de testes deste ano.

A decisão de manter os testes seguirá o protocolos determinado pela Agência Mundial Antidopagem (AMA-WADA), após a caracterização do coronavírus como pandemia pela Organização Mundial de Saúde.

A organização garantiu ainda que irá repassar todas as orientações de segurança e saúde no processo de coleta aos oficiais com o objetivo de resguardar todas as pessoas envolvidas no processo de controle de dopagem no país, especialmente os atletas.

O comunicado emitido pela entidade solicita que os atletas mantenham os seus dados relacionados a planos de treinos e eventos planejados sempre atualizados.

Além disso, a ABCD exige que os esportistas informem caso seja necessário consumir qualquer medicamento que apresente uma substância presente na lista proibida. Vale lembrar ainda que estes medicamentos só serão liberados via uma solicitação feita previamente pelo atleta.

Mais em Coronavírus