Após o fechamento do período de inscrições, nesta quarta-feira (11) foram divulgadas as duas chapas que irão disputar a eleição do Comitê Olímpico do Brasil para o ciclo de Los Angeles-2028. O atual presidente Paulo Wanderley buscará a reeleição tendo como parceiro de chapa Alberto Maciel Júnior. A outra chapa será composta por Marco La Porta e pela medalhista olímpica Yane Marques.
- Luisa Stefani sente o joelho e finaliza a temporada mais cedo
- Marcelo Demoliner para nas quartas de final em Roanne
- Bia Haddad se despede de Wuhan, mas garante top-10 da WTA
- Bia Haddad retorna ao top-10 do ranking mundial de tênis
- Seleção Feminina é convocada para torneio na Romênia
Os candidatos
Paulo Wanderley é o atual presidente do COB, assumindo o cargo em 2017 após a prisão de Carlos Arthur Nuzmann. Ele atuou por mais de 15 anos como presidente da Confederação Brasileira de Judô antes de ir para o COB. Seu vice é Alberto Maciel Júnior, que era presidente da Confederação Brasileira de Taekwondo e assumiu a vice-presidência do COB em maio deste ano após a saída de La Porta.
+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, TWITTER, INSTAGRAM, TIKTOK E FACEBOOK
Marco La Porta era vice-presidente do COB, eleito no último pleito em 2020. Após alguns desentendimentos com Paulo Wanderley, ele deixou o cargo no começo do ano para compor uma candidatura de oposição ao atual mandatário. Ele terá ao seu lado Yane Marques, medalhista olímpica no pentatlo moderno em Londres-2012 e que até o começo do ano era presidenta da Comissão de Atletas do COB. A CACOB teve um papel fundamental na eleição de Paulo Wanderley e La Porta em 2020, votando em bloco na chapa que acabou sendo eleita. Agora, a tendência é que os atletas apoiem a chapa de La Porta e Yane.
Terceiro mandato?
Vale destacar que no meio esportivo há certa preocupação com uma eventual eleição de Paulo Wanderley. De acrodo com o artigo 18 da Lei Pelé, só podem receber repasses de recursos públicos federais entidades cujo “presidente ou dirigente máximo tenham o mandato de até 4 (quatro) anos, permitida 1 (uma) única recondução”. Em uma postagem nas redes sociais, a CACOB, junto do coletivo Atleta Pelo Brasil, alertaram sobre essa situação. Como Paulo Wanderley assumiu a presidência após Nuzman deixar o cargo, entende-se que caso ele seja eleito seria um terceiro mandato, o que pode atrapalhar o repasse de recursos federais para o COB que são essenciais para financiar o movimento olímpico no Brasil.
Oficialmente, Paulo Wanderley e Alberto Maciel Júnior; e Marco La Porta e Yane Marques ainda são pré-candidatos. Os quatro irão passar ainda por duas etapas de checagem para serem homologados. A primeira é documental e a segunda é de integridade. A eleição do COB acontece no dia 3 de outubro em uma Assembleia Geral no Centro de Treinamento do COB no Rio de Janeiro. Na mesma data também serão eleitos oito membros para o Conselho de Administração do COB.