Siga o OTD

COB

Prêmio de Melhor atleta do PBO é renomeado para Troféu Rei Pelé

Em homenagem a Edson Arantes do Nascimento, prêmio de melhor atleta do PBO é renomeado para Troféu Rei Pelé

Rebeca Andrade e Alison dos Santos posam com o Prêmio Brasil Olímpico, renomeado agora para Troféu Rei Pelé
(Foto: Wander Roberto/COB)

Nesta sexta-feira (15), acontece mais uma edição do Prêmio Brasil Olímpico (PBO), evento do Comitê Olímpico do Brasil que reconhece os destaques do ano nos esportes olímpicos. E a edição de 2023 contará com uma novidade: o prêmio de melhor atleta do ano passará a se chamar Troféu Rei Pelé, em uma homenagem ao eterno “Rei do Futebol” que faleceu em dezembro do ano passado.
+ Compartilhe no WhatsApp
+ Compartilhe no Telegram

“Fala sobre o Pelé é falar sobre excelência. Um atleta incomparável, único, que deu muitas alegrias ao torcedor brasileiro. O legado que ele deixou por todos esses anos transcende gerações e modalidades. Pelé foi o maior atleta de todos os tempos e nada mais justo do que prestarmos essa homenagem especial. Queremos que ele seja eterno também no Prêmio Brasil Olímpico”, disse o Presidente Paulo Wanderley.
+ Veja os indicados ao Prêmio Brasil Olímpico
+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIKTOK E FACEBOOK

Apesar de nunca ter disputado os Jogos Olímpicos, Pelé era muito ligado ao esporte olímpico, do qual sempre foi um entusiasta. Em 2016, o Rei do Futebol recebeu uma homenagem do Comitê Olímpico Internacional (COI) com a comenda da Ordem Olímpica, a mais alta honraria entregue pela entidade. Ele também carregou a tocha antes dos Jogos de Atenas 2004 e Rio 2016.

Indicados ao Troféu Rei Pelé

Em 2023, três atletas no masculino e três no feminino concorrem ao Troféu Rei Pelé. Entre os homens, os indicados são Filipe Toledo (surfe), Hugo Calderano (tênis de mesa) e Marcus D’Almeida (tiro com arco). Já entre as mulheres, as finalistas são Bia Haddad Maia (tênis), Duda Lisboa/Ana Patrícia Ramos (vôlei de praia) e Rebeca Andrade (ginástica artística). No ano passado, Rebeca Andrade e Alison dos Santos (atletismo) foram os vencedores do prêmio.

Jornalista formado pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e viciado em esportes

Mais em COB