Mais um marco histórico na carreira do herói brasileiro Vanderlei Cordeiro de Lima. Esse é o mote que traduz o documentário “Vanderlei: Pernas, Cabeça e Coração”. A obra audiovisual inédita do Canal Olímpico do Brasil vai ter sua première para convidados na próxima quinta-feira (28), às 17h, na COB Expo, a maior feira de esportes olímpicos do Brasil.
+OTD na COB Expo: cobertura, stand e descontos de 20%
“Vanderlei: Pernas, Cabeça e Coração” é o primeiro de uma série de documentários exibidos pelo Canal Olímpico do Brasil. Ele traz um resgate da vida do único brasileiro agraciado com a medalha Pierre de Coubertin, a maior honraria do Comitê Olímpico Internacional. Dirigido, produzido e roteirizado pelos jornalistas Terni Castro, Gabriel Baron e Diogo Venturelli, a obra transita por todas as fases da carreira de Vanderlei Cordeiro de Lima, desde o início nas provas de corrida de rua até o ápice da medalha nas Olimpíadas de Atenas, em 2004.
- Corinthians goleia venezuelanas e vence primeira na Libertadores
- Sesi bate o Corinthians no Paulista feminino por 63 a 48
- Por aclamação, CBVD elege José Wilton Santos presidente
- Alex Malacarne sofre lesão e não compete no XCO no Canadá
- Motivado pela Copa Nacional, Sesc Flamengo estreia no Carioca
“Levar para uma produção audiovisual a história do Vanderlei Cordeiro de Lima é motivo de muito orgulho para o COB. Ele é um verdadeiro herói do esporte nacional e continua representando os valores olímpicos em todos os seus passos. Estamos contentes e honrados de poder recontar a história triunfante do Vanderlei”, ressaltou dessa forma o presidente do Comitê Olímpico do Brasil, Paulo Wanderley.
Sobre o Documentário
A vida e a carreira do ex-maratonista Vanderlei são retratadas em três fases na obra. Primeiro, as origens dele no interior do Paraná, nas cidades de Cruzeiro D’Oeste e Tapira. Em seguida, nas cidades de Atenas, Maratona e Olímpia, na Grécia, que traduzem a simbologia da conquista da medalha de bronze na maratona dos Jogos Olímpicos de 2004. Por fim, no Rio de Janeiro, cenário em que Vanderlei acendeu a pira olímpica nas Olimpíadas de 2016.
Além disso, outro ponto do documentário fala sobre o incidente que transformou a vida de Vanderlei Cordeiro de Lima durante os Jogos de Atenas: o ataque sofrido por ele durante a prova que o tirou da liderança da maratona. Logo depois, o reencontro de Vanderlei com a família do grego Polyvios Kossivas, morto no início deste ano e que o ajudou a se salvar naquela ocasião.
+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, TWITTER, INSTAGRAM, TIK TOK E FACEBOOK
“Primeiramente, agradeço demais ao COB, pois me senti muito honrado em fazer parte desse documentário. Ele me trouxe a grande oportunidade de reviver momentos marcantes da minha vida e da minha trajetória. Mais ainda: pude visitar e revisitar lugares que jamais pensaria em estar ou voltar. Estou muito grato por tudo. Estou ansioso e numa expectativa muito grande para ver como ficou todo esse trabalho”, ressaltou Vanderlei.
Exibição na COB Expo
Após exibição na COB Expo, o documentário vai ficar disponível nos canais de comunicação do Comitê Olímpico do Brasil. Sendo assim, posteriormente ao evento, a obra poderá ser assistida no site oficial e no Youtube do Time Brasil. Além disso, a première contará com um painel de debate mediado pelo jornalista Guilherme Roseguini com a presença do próprio Vanderlei, o treinador Ricardo D’Ângelo e o jornalista Terni Castro.
*Com informações da COB Expo 2023