Siga o OTD

Atletismo

Indígena, Mirelle Leite leva ouro na primeira sessão do Brasileiro sub-23

Indígena da etnia Xurucu, Mirelle Leite conquista o tricampeonato brasileiro sub-23 nos 3.000m com obstáculos

Mirelle Leite sorri e segura a medalha de ouro do Brasileiro sub-23 de atletismo
(Foto: Gustavo Alves/CBAt)

A indígena Mirelle Leite da Silva conquistou uma medalha de ouro na primeira sessão do Campeonato Brasileiro sub-23 de atletismo, na manhã desta sexta-feira (15), em Bragança Paulista (SP). Ela venceu os 3.000m com obstáculos, marcando 10min53s2. Entre os homens, o vencedor da prova foi o paulista Vinícius de Carvalho Alves, com 9min27s58.

Atleta do Projeto Atletismo Campeão-PE, Mirelle Leite conquistou o título do Brasileiro sub-23 pela terceira vez na carreira. Indígena da etnia Xurucu, ela tem 21 anos de idade e mora e treina em Bragança Paulista. Parte de sua família, por outro lado, mora na aldeia Xurucu, no distrito de Climbes, na cidade de Pesqueira, no Pernambuco.

“Fiquei feliz pelo título e o tri, mas estava ventando muito e isso atrapalhou um pouco. Não consegui repetir o meu 9min56s”, disse sobre a competição, se referindo assim ao seu recorde pessoal. A medalha de prata ficou com Amanda de Souza Silva (CASO-DF), em 11min42s37 e a de bronze com Milena Gomes da Silva (CAES-ES), em 11min54s69.

A indígena Mirelle Leite corre durante a chegada dos 3.000m com obstáculos
(Foto: Gustavo Alves/CBAt)

Agora, Mirelle vai correr duas provas na Argentina e depois segue a altitude de Paipa, na Colômbia, em outubro, para fazer sua preparação final para os Jogos Pan-Americanos de Santiago, no Chile, de 29 de outubro e 5 de novembro. Mirelle integra o Programa Conexão Santiago do Comitê Olímpico do Brasil (COB).

Um veterano em pódios

Entre os homens, Vinícius de Carvalho Alves venceu os 3.000m com obstáculos com 9min27s58. O atleta da Orcampi-SP superou a concorrência de Mateus Leandro de Alencar (AESA), que conquistou a medalha de prata com 9mi42s83, e de Natan dos Anjos Nepomuceno (GE Alta Velocidade), que levou o bronze com 9min53s55.

Vinícius Alves passa pelo fosso durante os 3.000m com obstáculos do Brasileiro sub-23
(Foto: Gustavo Alves/CBAt)

Vinícius conquistou seu oitavo título brasileiro, mesmo tendo apenas 20 anos de idade. “Ganhei vários ouros nas categorias sub-18 e sub-20, esse é o meu oitavo título, mas o primeiro no Brasileiro Sub-23. Estou voltando de férias, retomando a base para 2024 e corri de uma forma bem confortável, para ganhar a prova”, comentou.

Por fim, ainda pela manhã, Lucas Conceição Vilar (SESI-SP) bateu o recorde do campeonato nos 400m rasos, com 45s55. Ele melhorou sua própria marca, que era de 46s10. O Campeonato Brasileiro sub-23 de atletismo acontecerá até domingo (17), no Centro Nacional de Desenvolvimento do Atletismo. O ingresso é um quilo de alimento não perecível.

*Com CBAt

Paulistano de 22 anos. Jornalista formado pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Estou no Olimpíada Todo Dia desde 2022. Cobri os Jogos Mundiais Universitários de Chengdu e os Jogos Pan-Americanos de Santiago-2023.

Mais em Atletismo