Siga o OTD

COB

Rafa, Darlan e Poliana viram embaixadores dos Jogos da Juventude

Expoentes em suas modalidades servirão de inspiração para os atletas de 15 a 17 anos que disputam a competição, a partir do próximo dia 1º de setembro

Rafaela Silva, Darlan Romani e Poliana Okimoto (Fotos: Guadalupe Pardo/Reuters, Aleksandra Szmigiel/Reuters e Divulgação/COB)
(Fotos: Guadalupe Pardo/Reuters, Aleksandra Szmigiel/Reuters e Divulgação/COB)

O Comitê Olímpico do Brasil (COB) convocou três grandes reforços para o time de Embaixadores dos Jogos da Juventude de 2023. Darlan Romani, quarto colocado nos Jogos Olímpicos Tóquio 2020 no arremesso do peso, Rafaela Silva, judoca campeã olímpica e bicampeã mundial, e Poliana Okimoto, bronze na Rio 2016 nas águas abertas, são os novos nomes na inspiradora lista de atletas que estarão em Ribeirão Preto-SP, interagindo com os jovens e participando de diversas atividades ao longo da competição, a partir de 1º de setembro.
+ Compartilhe no WhatsApp
+ Compartilhe no Telegram

“Estamos muito felizes em anunciar esses três grandes nomes, referências em suas modalidades, como parte do programa de Embaixadores. Eles são exemplos, não só de sucesso, mas também de determinação e responsabilidade para todos os jovens atletas que estarão em Ribeirão Preto. Certamente serão uma fonte de inspiração para todos os participantes dos Jogos da Juventude”, disse Kenji Saito, diretor de Desenvolvimento e Ciências do Esporte do COB.

O “senhor incrível” do atletismo brasileiro, Darlan Romani é um exemplo de carisma e simpatia dentro e fora do ambiente de competição. Atleta do arremesso do peso, ele tem no currículo o título do Campeonato Mundial Indoor de 2022, na edição de Belgrado, na Sérvia, além do ouro nos Jogos Pan-americanos de Lima, em 2019. Além disso, Darlan ainda soma o quarto lugar nos Jogos Olímpicos de Tóquio 2020 e o quinto lugar no Mundial de Atletismo do ano passado, em Oregon, nos Estados Unidos. Ele é o atual recordista sul-americano do arremesso do peso, com a marca de 22,61m.

“Vou estar lá torcendo, conhecendo essa nova geração e vendo a evolução deles. Vamos que vamos! Vamos prestigiar a nova geração da modalidade”, disse Darlan.

Carreira de Rafaela Silva

Cria da Cidade de Deus, Rafaela Silva começou a praticar judô no Instituto Reação, ONG criada pelo ex-judoca Flávio Canto e seu treinador Geraldo Bernardes, com apenas cinco anos de idade. A carioca traçou uma carreira promissora e, em 2008, tornou-se campeã mundial sub-20. Três anos mais tarde, já entre os adultos, foi prata no Mundial de Paris, na França. Logo depois, em 2013, veio a consagração: a atleta escreveu seu nome na história do esporte brasileiro ao se tornar a primeira judoca campeã mundial de judô, feito que repetiria em 2022. Nos Jogos Olímpicos do Rio 2016, aproveitou o fator casa, para ser campeã olímpica em sua cidade-natal, a primeira do Brasil na competição e apenas a segunda de uma mulher no judô.

Trajetória de Poliana

Por fim, temos uma representante de uma das novas modalidades que entraram no programa para 2023, as águas abertas: Poliana Okimoto, que sempre preferiu nadar as provas mais longas, mas iniciou na piscina. Quando as maratonas aquáticas passaram a integrar o programa dos principais eventos esportivos, a nadadora passou a competir em águas abertas. Disputou três Jogos Olímpicos, tendo conquistado o bronze justamente em sua última participação, na Rio 2016. Foi ainda medalhista de prata nos Jogos Pan-americanos do Rio 2007 e Guadalajara, em 2011, sempre nos 10km. Hoje, é engajada diretamente na melhoria das condições dos atletas sendo integrante da Comissão de Atletas do COB e da Comitê Feminino da Natação Brasileira. 

“É extremamente importante que o jovem atleta veja, pegue e se aproxime dos ídolos do esporte. Isso humaniza os heróis, faz com que seja possível chegar lá. Além disso, a troca de experiências é muito valiosa e grande fonte de inspiração para os atletas. Para mim, é uma honra poder fazer parte disso”, disse Poliana.

Além disso, os três se juntam a Natália Falavigna, segundo nome a ser anunciada no programa de embaixadores dos Jogos da Juventude. Chico Barretto, que também havia sido anunciado, foi convocado pela seleção brasileira e não poderá estar presente. Em breve, o COB apresentará novos nomes que atuarão como embaixadores, trocando experiências com os jovens atletas. Eles também acompanham as competições, entregam medalhas e algumas participam da cerimônia de abertura, de bate-papos com os adolescentes e de ações educativas.

Sobre os Jogos da Juventude

Assim, os Jogos da Juventude acontecerão entre os dias 1º e 16 de setembro, em Ribeirão Preto-SP, e contarão com mais de 4 mil atletas de 15 a 17 anos de todas as 27 Unidades Federativas do país em busca das medalhas nas 18 modalidades presentes no programa da competição. O evento multiesportivo realizado pelo COB contará ainda com cerca de 1.200 profissionais e voluntários diretamente envolvidos na organização do evento.

*Com informações do Comitê Olímpico Brasileiro

Jornalista capixaba formado na PUC-SP e amante dos esportes olímpicos e paralímpicos.

Mais em COB