Siga o OTD

COB

Wada publica lista de substâncias e métodos proibidos para 2023

Agência Mundial Andoping (WADA) publicou lista atualizada com substâncias e proibições que entram em vigor em 2023

doping
(Foto: AFP)

A Agência Mundial de Antidoping (WADA, na sigla em inglês) publicou a lista atualizada de substâncias e métodos proibidos, além do programa de monitoramento, que entram em vigor de 2023. A partir de 1º de janeiro de 2023, atletas, federações internacionais e confederações ligadas à entidade passaram a adotar as novas regras mediante o documento, que contém as diretrizes preventivas a fim de garantir o esporte limpo e justo.

+ COB fará quatro missões em eventos multi-esportivos em 2023

O principal documento designa que as substâncias e métodos listados são proibidos em períodos de competição e fora de competição. Além disso, ele traz uma relação de substâncias banidas em esportes específicos. A lista recebeu aprovação após reunião do Comitê Executivo da Wada em setembro de 2022, em Sydney, na Austrália.

Entre os destaques da atualização, estão a proibição do tramadol, medicamento analgésico que atua no alívio das dores, a partir de 1º de janeiro de 2024. O atraso na implementação tem como objetivo aumentar a comunicação e educar os atletas e comissões técnicas referentes à proibição do medicamento.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIK TOK E FACEBOOK

Outro ponto é que o status da cannabis manteve-se inalterado. Havia uma expectativa de que a Wada mudasse ou flexibilizasse as punições para o uso da maconha nas competições esportivas. No entanto, a Wada concluiu que a substância deve permanecer na lista de proibições. A lista na versão em português está aqui.

Mais em COB