Siga o OTD

COB

COB celebra ano de conquistas no esporte olímpico brasileiro

Comitê Olímpico do Brasil celebra ano de conquistas esportivas e também de ações institucionais espalhadas pelo país

Paulo Wanderley COB retrospectiva
Paulo Wanderley, o presidente do COB (Foto: William Lucas/COB)

Um ano memorável para o Comitê Olímpico do Brasil. Assim foi 2022, temporada que rendeu aos atletas do país excelentes resultados tanto no alto rendimento, quanto nas categorias de base. Por trás deste cenário os avanços na administração da entidade, a volta de grandes eventos pós-pandemia da covid-19, bem como as conquistas esportivas, mostram que os objetivos foram alcançados para o desenvolvimento do esporte olímpico brasileiro.

+ Fratus utiliza o CT do Time Brasil para se recuperar de lesão no ombro

O maior exemplo foi a campanha histórica nos Jogos Sul-americanos de Assunção, que garantiu 114 vagas para o Pan de Santiago e colocou o Brasil de volta à hegemonia da competição. Foram 319 medalhas no total, sendo 133 de ouro, 100 de prata e 86 de bronze. Além disso, os atletas brasileiros conquistaram 23 medalhas em Mundiais e evoluíram em comparação com Tóquio 2020.

Alison dos Santos quer recorde mundial
Alison dos Santos foi um dos destaques do Time Brasil em 2022 (Foto: Carol Coelho/CBAt)

A nova geração do esporte também mostrou sua força dentro do continente. O Brasil terminou os Jogos Sul-Americanos Rosário 2022 no topo do quadro de medalhas com um total de 147 pódios, sendo 64 ouros.

“Foi um ano muito positivo para o Comitê Olímpico do Brasil. Atingimos os nossos objetivos com excelentes resultados esportivos, aumentando também o número de medalhas em relação às competições anteriores, o que comprova a melhora em nosso desempenho. É um trabalho feito com muito esforço em parceria com as Confederações e mostra que o ano de 2023 poderá ser ainda mais promissor”, disse o Presidente do COB, Paulo Wanderley Teixeira.

Ações do COB

Parte dessas conquistas deve-se às mulheres que, fora do campo de jogo, têm recebido atenção especial da entidade. Em agosto, o COB realizou o 1° Fórum da Mulher no Esporte. O evento debateu a participação feminina neste contexto e defendeu a evolução em busca da equidade de gênero. E também contou com a presença de personalidades do esporte nacional e internacional, assim como também marcou um ano da criação da área Mulher no Esporte no COB.

Após dois anos de uma pausa forçada devido à pandemia da covid-19, os Jogos da Juventude, evento realizado pelo COB, voltou repaginado e cheio de ineditismo. Pela primeira vez na história as competições foram transmitidas ao vivo pelo Canal Olímpico do Brasil. O evento multiesportivo reuniu, em Aracaju (SE), mais de 4.100 jovens de 1.856 escolas do país. A próxima edição será em Ribeirão Preto (SP).

Antes disso, no mês de março, o COB também realizou o II Congresso Olímpico Brasileiro. Ao longo de dois dias, a cidade de Salvador se transformou no ponto de encontro dos principais agentes do esporte nacional com mais de 30 especialistas nacionais e internacionais, em um ambiente que uniu vivências e muita troca de conhecimento em prol do desenvolvimento do esporte no país.

Aurélio Miguel, Fofão e Servílio de Oliveira foram eternizados no Hall da Fama do COB no Congresso Olímpico Brasileiro
Aurélio Miguel, Fofão e Servílio de Oliveira foram eternizados no Hall da Fama do COB no Congresso Olímpico Brasileiro (Foto: Gaspar Nobrega/OB)

“Levar esses eventos para outras cidades fora do eixo Rio-São Paulo também é o nosso objetivo. São ações como essas que aproximam o COB das quatro regiões do Brasil, apresentando o nosso trabalho e descobrindo talentos. Tanto os Jogos da Juventude, quanto o Congresso Olímpico Brasileiro foram um sucesso e a expectativa para os próximos é sempre evoluir”, afirmou Paulo Wanderley.

Outras ações institucionais

O COB promoveu ainda o “Esporte Cria”, evento que apresentou para quase mil adolescentes que cursam o ensino médio em 24 escolas públicas do Estado do Rio de Janeiro oportunidades profissionais na área. O objetivo foi mostrar que é possível trabalhar com o esporte sem ser atleta ou técnico.

Do lado institucional, a sede administrativa do COB mudou de endereço em dezembro e passou a funcionar na Avenida Embaixador Abelardo Bueno, 600 – Barra da Tijuca (RJ). Cerão economizados em cinco anos mais de R$ 17 milhões de reais, o que coloca em prática um dos pilares da gestão: a austeridade. Este é o primeiro passo para a mudança definitiva para o Centro de Treinamento do COB. Assim como todo o valor economizado será reinvestido na preparação esportiva da delegação brasileira para os principais eventos multiesportivos do ciclo.

Maria Lenk COB Rio de Janeiro concessão
Maria Lenk, no Rio de Janeiro (Foto: Divulgação/COB)

Outra conquista importante em 2022 para o COB foi a renovação da concessão do Parque Aquático Maria Lenk por mais 20 anos. O acordo passou a ser válido até 2048, já que o termo vigente termina em 2028. O Presidente Paulo Wanderley e o Prefeito da cidade do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, assinaram o novo termo em agosto, na sede da Prefeitura.

Ciclo Paris 2024

Em um acordo histórico firmado com a prefeitura de Saint-Ouen no mês de junho, o COB terá a cidade francesa como base de apoio para a delegação brasileira durante os Jogos Olímpicos de Paris. Serão cinco instalações à disposição, a apenas 600 metros da Vila Olímpica, em um investimento de R$ 1,250 milhão.

Evento 2022 COB Paris 2024
Em 2022, COB realizou evento de dois anos para Paris 2024 onde apresentou detalhes da preparação (Foto: William Lucas/COB)

Ainda para o atual ciclo olímpico o COB anunciou a Mormaii como Patrocinadora Oficial dos Esportes de Praia até 2024. A parceria com a marca envolve o fornecimento de material esportivo para os Jogos Sul-americanos de Praia Santa Marta 2023, na Colômbia, e os Jogos Mundiais de Praia Bali 2023, na Indonésia. Além disso, também está sendo desenvolvida uma linha de mais de 50 produtos licenciados voltados para o segmento praia. O lançamento será ao longo do próximo ano.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIK TOK E FACEBOOK

“Este ano pós-pandemia nos trouxe muitos desafios, mas conseguimos superar cada um deles. Sabemos que o ciclo Paris 2024 é mais curto, mas todo o suporte dentro e fora do campo de jogo será dado para que o atleta chegue cada vez mais forte e alcance suas metas, que também são as nossas”, concluiu o Presidente do COB.

*De Time Brasil

Mais em COB