Siga o OTD

Ciclismo Estrada

Vinícius Rangel fecha Brasileiro com três ouros e uma prata

Vinícius Rangel foi o grande nome do Campeonato Brasileiro de ciclismo estrada ao ganhar dois ouros no Sub-23 e um ouro e uma prata na categoria Elite

Vinícius Rangel Campeonato Brasileiro de ciclismo estrada
Luis Caudio Antunes/CBC

Atleta profissional da equipe Movistar, da Espanha, Vinícius Rangel, de 21 anos, foi o grande nome do Campeonato Brasileiro de ciclismo estrada, que terminou neste domingo em Palmas, capital do Tocantins. O atleta terminou a competição com três medalhas de ouro e uma de bronze. Foram dois ouros no Sub-23 e um ouro e um bronze na Elite.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIK TOK E FACEBOOK

No primeiro dia do Campeonato Brasileiro de estrada, quinta-feira, Vinícius Rangel foi o mais rápido a percorrer os 29,7 km da prova contrarrelógio da categoria sub-23 com a marca de 40min01s373, garantindo a medalha de ouro. O tempo lhe deu também o bronze na categoria elite, que foi vencida pelo paralímpico Lauro Chaman com 38min48s314, 52 segundos a frente de Cristian Egídio da Silva, que ficou com a medalha de prata.

Vinícius Rangel colocou no peito duas medalhas de ouro neste domingo no Campeonato Brasileiro de ciclismo estrada
Vinícius Rangel colocou no peito duas medalhas de ouro neste domingo no Brasileiro de ciclismo estrada (Luis Caudio Antunes/CBC)

Neste domingo, as categorias sub-23 e elite largaram juntas para a prova de resistência. Mesmo competindo sozinho contra vários ciclistas organizados estrategicamente em equipes, Vinicius Rangel não deu margem para o erro e protagonizou uma prova inteligente, sempre se posicionando a frente do pelotão e fazendo força nos momentos decisivos. A medalha de ouro foi conquistada após completar o percurso de 185 km em 4h30min20s.

Com o resultado, Vinícius Rangel ficou com a medalha de ouro tanto da categoria sub-23 quanto da elite. “Cheguei no Brasil muito confiante e disposto a entregar todo o meu desempenho em busca desse titulo, que vai ser muito importante tanto pra minha carreira como para dar ainda mais visibilidade para o ciclismo brasileiro. É muito gratificante estar fazendo parte de tudo isso. Estou ansioso para chegar em casa e poder entregar essa medalha pra minha mãe, compartilhar essa felicidade com minha família”, declarou Vinicius Rangel, bastante emocionado.

Vinícius Rangel, Cristian Egídio da Silva e Halysson Ferreira no pódio da categoria elite no Campeonato Brasileiro de ciclismo estrada
Vinícius Rangel, Cristian Egídio da Silva e Halysson Ferreira no pódio da categoria elite (Luis Caudio Antunes/CBC)

Na Elite, Cristian Egídio da Silva, da equipe Swift Carbon, terminou a 13 segundos do campeão e conquistou a medalha de prata, seguido por Halysson Ferreira com o bronze a 1min39seg. O paralímpico Lauro Chaman terminou na quarta colocação com o tempo de 4h32min22s.

“Esse é o meu segundo vice-campeonato consecutivo na prova de resistência e também no contrarrelógio, mas não levo isso como uma coisa ruim, valorizo muito o pódio em um campeonato tão disputado como o brasileiro, então mais uma vez saiu feliz e determinado a voltar ainda melhor no próximo ano. Aproveito para parabenizar toda a minha equipe pelo incrível trabalho que fizeram para me deixar em condições ideais de brigar pelo titulo”, destacou Cristian.

Vinícius Rangel com a medalha de ouro, Pedro Figueiredo Leme com a medalha de prata, e Felipe Aparecido Ronzani, com o bronze no pódio sub-23 no Campeonato Brasileiro de ciclismo estrada
Vinícius Rangel (ouro), Pedro Figueiredo Leme (prata) e Felipe Aparecido Ronzani (bronze) do pódio sub-23 (Luis Caudio Antunes/CBC)

O pódio da sub23 ainda contou com Pedro Figueiredo Leme com a medalha de prata, e Felipe Aparecido Ronzani, da equipe Santos Cycling Team/Fupes, finalizando com o bronze.

Fundador e diretor de conteúdo do Olimpíada Todo Dia

Mais em Ciclismo Estrada