Siga o OTD

Ciclismo Estrada

Lauro Chaman supera olímpicos e é campeão brasileiro

Principal ciclista paralímpico do país, Lauro Chaman deu show contra atletas convencionais e venceu o contrarrelógio do Campeonato Brasileiro de estrada

Lauro Chaman campeão brasileiro de ciclismo estrada - prova contrarrelógio
Luis Caudio Antunes/CBC

Medalhista de prata e bronze nos Jogos Paralímpicos Rio-2016, Lauro Chaman não só provou nesta quinta-feira que pode competir de igual para igual com os olímpicos, mas também vencê-los. O ciclista de Araraquara deu um show na prova de contrarrelógio no Campeonato Brasileiro de estrada, que está sendo disputado em Palmas, e conquistou o título com 52 segundos de vantagem sobre o segundo colocado, que foi Cristian Egídio.

“Gostaria de agradecer por tudo que a CBC faz por nós e também a minha equipe. O campeonato está lindo, as provas estão acontecendo em um percurso bastante exigente, com muito vento, e isso faz muita diferença na hora de escolher a melhor estratégia. Hoje eu corri carregando um presente que o meu filho me deu e acabou me dando sorte. Essa vitória é para ele e toda minha família”, vibrou Lauro Chaman, que compete entre os paralímpicos por ter musculatura da panturilha atrofiada.

+SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIK TOK E FACEBOOK

Lauro Chaman percorreu os 29,7 km da contrarrelógio, que é a prova em que os ciclistas correm sozinhos na pista, um de cada vez, em 38min48s314. Cristian Egídio ficou em segundo com 39min40s355. Vinícius Rangel, que foi o terceiro colocado geral com 40min01s373, foi o campeão na categoria sub-23. O atleta disputa o circuito profissional pela equipe Movistar, da Espanha.

“Poder estar no Brasil competindo o brasileiro e voltar para a Europa com a medalha de ouro é uma grande satisfação. O campeonato está reunindo os melhores do nosso país, todos muito bem preparados, então é uma vitória importante na carreira de qualquer atleta. Domingo ainda estarei competindo a prova de resistência e farei o meu melhor para buscar mais um pódio”, declarou Vinicius Rangel.

Os campeões das provas de contrarrelógio: Ana Paula Polegatch e Lauro Chaman (Luis Caudio Antunes/CBC)

No feminino, Ana Paula Polegatch conquistou o título do contrarrelógio do Campeonato Brasileiro de ciclismo estrada pela quarta vez na carreira. A ciclista de Guarapuava completou os 19,8 km da prova em 28min53s023, 37s254 a frente de Tamires Fanny Radatz, que ficou com o vice-campeonato. Taise Maiara Benato completou o pódio com 29min50s507. No sub-23, Ana Vitória Magalhães foi a campeã com a marca de 29min51s089.

“Esse é o meu quarto título nacional de contrarrelógio e teve um gostinho ainda mais especial. Eu não tive oportunidade de fazer nenhum teste para esse brasileiro, peguei dengue, tive uma queda recente, então agora é que estou retomando os treinos e fiquei muito feliz com o meu desempenho”, destacou Ana Paula Polegach.

O Campeonato Brasileiro de ciclismo estrada continua nesta sexta-feira em Palmas com as provas de resistência das categorias de base. No domingo, os atletas de elite e do Sub-23 voltam à pista para competir também nas provas de resistência.

Fundador e diretor de conteúdo do Olimpíada Todo Dia

Mais em Ciclismo Estrada