Siga o OTD

Paralimpíada Todo Dia

Jéssica Messali vence contrarrelógio na 1ª etapa da Copa do Brasil de paraciclismo

Ela fechou os 4,2 quilômetros na handbike com 46 segundos de vantagem para a segunda colocada Jady Malavazzi

Jessica Messali Copa do Brasil Paraciclismo de Estrada pódio
(instagram/jessicamessali)

Jéssica Messali, atleta do Time Dux Nutrition, venceu a prova de contrarrelógio da handbike WH3 na 1ª etapa da Copa do Brasil de Paraciclismo de Estrada disputada em João Pessoa neste sábado (26). Ela completou o percurso em 29min05s013, superando Jady Malavazzi, com 29min51s038. Em terceiro chegou Mariana Garcia, 5min53s442 depois da campeã, marcou 34min58s455.

+ Confira todos os resultados do dia

As duas primeiras colocadas, porém, podem se colocar como grandes vencedoras, já que tiveram de superar graves problemas pessoais para competir. Jessica Messali sofreu um acidente em uma sauna no início de julho, poucas semanas antes de competir nos Jogos Paralímpicos de Tóquio. Ela queimou os pés e precisou passar por dez cirurgias e amputar sete dedos em meio em apenas 25 dias para poder competir na capital japonesa. Lá, apesar de tudo, ficou bem próxima da medalha, encerrando a participação na quarta colocação no triatlo.

Jady Malavazzi passou dois anos em entre cirurgias, tratamentos e recuperação para superar uma úlcera de pressão na região glútea, exatamente onde ela fica sentada, e osteomelite. A paratleta ficou entre a vida e a morte. Hoje, recuperada e recém chegada dos Jogos Paralímpicos de Tóquio, viu a 1ª etapa da Copa do Brasil de Paraciclismo de Estrada como o recomeço, o início da sua carreira. No Japão, foi a 13ª no Ciclismo de Estrada classes H1-H4.

“É como se fosse uma primeira competição, eu vinha a anos sempre participando de campeonatos nacionais e internacionais, em uma frequência muito boa e agora é como se fosse tudo novo, de novo, eu sei que ainda tenho muito a evoluir, o objetivo maior é sempre no ano seguinte, a disputa do mundial, então é disputar a Copa do Brasil, sentir o meu desempenho e continuar evoluindo para as principais disputas”, disse Jady Malavazzi, antes de competir neste sábado.

Jessica Messali, por sua vez, falou após a prova. “Voltando em ritmo de prova na Copa Brasil de Ciclismo prova de contra relógio. Em 6 semanas irei competir o Mundial de Triathlon e retornar ao ritmo em uma prova com essas grandes atletas é sensacional”, disse. “Amanhã tem mais prova, partiu descansar”, finalizou, em postagem no instagram.

Mais em Paralimpíada Todo Dia