Siga o OTD

Ciclismo BMX

Após se virar para treinar em casa, Renato Rezende vai a Portugal

Brasileiro que lidera a corrida olímpica construiu uma pista em casa para manter-se ativo durante a pandemia e agora vai conseguir treinar na Missão Europa

Renato Rezende
Renato Rezende é o brasileiro do BMX mais próximo de se classificar para Tóquio (Instagram/rezende500)

A pandemia do coronavírus que assola o planeta desde março dificultou a vida de praticamente todos os atletas do Brasil. Para conseguir manter alguma rotina de treinos, vários desses atletas precisaram improvisar da maneira que era possível dentro de casa. Renato Rezende foi além. O atleta do BMX arregaçou as mangas e construiu no quintal de casa, em Poços de Caldas, Minas Gerais, uma pista para não ficar sem treinar neste período.

“Era um sonho antigo meu. Quando comprei essa casa, já tinha aquele lugar reservado para isso. Mas por conta das competições, eu não ficava muito aqui e não tinha tempo para isso. Porém, agora na quarentena eu consegui tirar isso do papel e ficou bem legal”, comemorou o atleta em participação na live com o OTD desta terça-feira (25).

Cavando e arrumando

Usando 20 caminhões de terra, Renato Rezende, ciclista brasileiro mais próximo de confirmar vaga nos Jogos Olímpicos de Tóquio, contou com a ajuda de vários amigos para a construção da pista. Agora ele trabalha para melhor ainda mais o local.

+ Paola Reis e técnico reclamam e CBC se defende das críticas

“Foram horas e horas cavando e montando tudo. Por sorte tive a ajuda de muita gente. Agora tenho tentado deixar ela bonita também, mesmo onde eu não passo. Como é um período sem competição, teve vários dias que eu encerrava o meu treino e já pegava a pá para tentar ajeitar mais algumas coisas. É bom até que estou aprendendo a fazer pistas e rampas, algo que eu não estava tão familiarizado antes”, completou.

https://www.instagram.com/p/CDubKrwg2FQ/

Missão Europa

Apesar do esforço, Renato Rezende não precisará mais treinar em sua própria pista por um tempo. Isso porque o ciclista consta na lista de atletas convocados pela CBC (Confederação Brasileira de Ciclismo) para viajar para Portugal e participar da Missão Europa.

Com viagem marcada para o próximo dia 2 de setembro, Renato Rezende será um dos cinco convocados a treinar cinco semanas no Centro de Alto Rendimento da cidade de Anadia, em Portugal.

“É tudo muito novo ainda. Estamos indo só para treinamento e nem sei quando vou voltar a competir. Mas mesmo assim estou muito empolgado. Não vejo a hora de conseguir treinar numa pista oficial. Isso sem contar toda a estrutura que iremos encontrar que parece ser a melhor possível”, comemorou o atleta.

Copa do Mundo de Ciclismo BMX
Renato Rezende hoje tem vantagem sobre Andinho no ranking olímpico (Reprodução/Instagram)

Disputa olímpica

Atualmente a disputa por uma vaga olímpica entre os homens do BMX está polarizada entre Renato Rezende e Anderson Ezequiel, o Andinho. Pelo fato de morar nos Estados Unidos, Andrinho conseguiu manter o ritmo intenso dos treinos e por isso não precisará viajar até o país lusitano.

Para Renato, a expectativa é de que após o período de pouco mais de um mês de treinos no velho continente as coisas melhorem no Brasil para que possa retomar os treinos normais também por aqui.

+ BMX tenta fazer história com final olímpica em Tóquio

“A gente não sabe muito vem o que vai acontecer daqui pra frente. Tem uma Copa do Mundo marcada pra novembro. Então o plano é ficar este período lá, entrar nessa realidade de treinos pesada novamente e depois vamos ver o que acontece. Não sabemos se as competições irão voltar nesse meio tempo, então ainda é difícil prever o que vai acontecer depois”, explicou.

Melhora recente adia aposentadoria

Nas três participações olímpicas do ciclismo BMX em Jogos Olímpicos, o Brasil conseguiu estar em duas. Entre os homens, em Londres-2012 e no Rio de Janeiro-2016, o representante brasileiro foi Renato Rezende.

Renato Rezende
Renato participou dos Jogos de Londres e do Rio de Janeiro (Marcelo Pereira/Exemplus/COB)

No entanto, logo após os Jogos do Rio, o ciclista de BMX, viveu um momento complicado. Sofrendo com lesões, acabou ficando de fora de algumas etapas de Copa do Mundo e de um Mundial no começo deste ciclo.

Mas no ano passado ele deu provas de sua volta por cima. Mais feliz e confiante, Renato Rezende obteve ótimos resultados no último ano, inclusive obtendo a sua melhor campanha em Mundial na carreira com o décimo lugar. A melhora nos resultados fazem com que o atleta se anime também e não cogite mais a aposentadoria, algo que chegou a passar em sua cabeça nos momentos mais complicados.

+SIGA O OTD NO YOUTUBE, NO INSTAGRAM E NO FACEBOOK

“Antes da pandemia eu estava com uma largada que eu nunca tive na minha vida. Sentia que estava me divertindo durante as provas. Com uma energia boa. Em 2020 competi apenas duas provas e as duas foram incríveis. Então espero que consiga continuar nesse ritmo agora nesta retomada e vou ver o que acontece no futuro. Não quero fechar nenhuma porta neste momento. Enquanto eu estiver feliz em cima da bike eu vou continuar”, completou o atleta que se vê no auge da carreira no momento.

Mais em Ciclismo BMX