Siga o OTD

Ciclismo BMX

Três mulheres e dois homens são convocados para a Missão Europa

Os cinco vão treinar em Portugal entre os dias 2 de setembro e 8 de outubro. Segundo a CBC, foram priorizados atletas que estão impossibilitados de treinar normalmente

renato rezende lista dos brasileiros classificados para os jogos olímpicos
Na briga pela vaga olímpica, Renato Rezende irá treinar em Portugal (Divulgação/CBC)

A CBC (Confederação Brasileira de Ciclismo) divulgou neste sábado a relação de atletas do BMX convocados para participar da Missão Europa. Os ciclistas escolhidos pelo Departamento de Alto Rendimento participarão de um período de treinamento internacional no Centro de Alto Rendimento da cidade de Anadia, em Portugal, entre 2 de setembro e 8 de outubro.

A lista dos atletas do BMX convocados para a Missão Europa é formada por Renato Rezende e Bruno Cogo entre os representantes masculinos, e Julia Alves, Paola Reis e Priscilla Stevaux entre as mulheres.

+ Avancini comemora volta às pistas, mas controla expectativas

Segundo a entidade, a escolha priorizou os atletas que estão impossibilitados de treinar normalmente por conta do fechamento dos principais centros de treinamento do Brasil, devido ao avanço da pandemia do coronavírus.

Olho em Tóquio

Além disso, a parceria da CBC e do COB (Comitê Olímpico do Brasil) focou nos atletas residentes no Brasil e que estão pontuando para o país no ranking classificatório para Tóquio.

+ Paola Reis e técnico reclamam e CBC se defende das críticas

 Priscilla Stevaux BMX Missão Europa CBC
Priscilla Stevaux está forte na briga por uma vaga nos Jogos Olímpicos (Foto: Divulgação)

De acordo com o ranking olímpico do BMX, o Brasil, atualmente, ocupa o sexto lugar no feminino e o décimo no masculino. Com isso, o país tem direito a um atleta de cada gênero nos Jogos Olímpicos.

No feminino a disputa da vaga atualmente está entre Priscilla Stevaux e Paola Reis. Se a vaga fosse definida hoje, a vantagem seria de Paola, porém a distância é pequena.

Vale dizer que as duas podem somar pontos suficientes para melhorar a situação do país no ranking olímpico do BMX, o que daria ao Brasil duas vagas e abriria espaço para que as duas garantissem a vaga em Tóquio.

Renato e Andinho

Já entre os homens a disputa está polarizada entre Renato Rezende e Anderson Ezequiel, o Andinho. Mesmo com melhores resultados individuais, Andinho hoje ficaria de fora da disputa e precisa tirar a diferença para Renato Rezende.

Como mora e treina nos Estados Unidos, Andinho não tem encontrado os mesmos problemas que seus parceiros de modalidade e não precisará viajar até a Europa para conseguir treinar.

+SIGA O OTD NO YOUTUBE, NO INSTAGRAM E NO FACEBOOK

Os atletas do BMX que viajarão para o período de treino no velho continente terão que realizar exames para a Covid-19 e apresentar resultado negativo dentro do protocolo estabelecido pelo Time Brasil, além de cumprir uma série de protocolos sanitários, que previnem a contaminação do coronavírus.

Mais em Ciclismo BMX