Siga o OTD

Tóquio 2020

Vez da canoagem slalom, ciclismo BMX e esgrima na Missão Europa

Com a chegada das três modalidades à Portugal, projeto para viabilizar treinos em meio à pandemia vai bater no mês de setembro em 100 atletas abrangidos

Renato Rezende, do BMX, embarca nesta quarta-feira para período de treinos em Portugal (Marcelo Pereira/Exemplus/COB)

A Missão Europa completará em setembro a marca de 100 atletas abrangidos após o desembarque de mais três modalidades em Portugal nas próximas semanas: canoagem slalom, ciclismo BMX e esgrima.

Bia Bulcão desembarca em Lisboa nesta quarta-feira (2). “Consegui manter um bom condicionamento físico e fiz um trabalho específico. Minha expectativa agora é voltar ao ritmo de jogo, retomando a parte técnica e específica. Acredito que em dois meses, com o volume de treinamentos e combates, estarei pronta para as competições”, diz a esgrimista medalha de bronze no florete nos Jogos Pan-americanos Lima 2019.

Ela chegará acompanhada da jovem atleta Gabriella Viana e do treinador Bernardo Schwuchow. No Rio Maior Sports Center, o trio vai encontrar outros grandes nomes do esporte nacional, como o nadador Bruno Fratus e o triplista Almir Júnior.

Almir Junior Missão Europa atletismo
Almir Junior é outro atleta que chegará à Portugal neste mês de setembro (CBAt)

Portugal e Tóquio

Além de Rio Marior, o Time Brasil ocupa Portugal Cascais (vela), Coimbra (judô), Sangalhos (ginástica artística e rítmica) e Vila Nova de Gaia (tênis de mesa).

+ SIGA O OTD NO FACEBOOKINSTAGRAMTWITTER E YOUTUBE

A Missão Europa foi organizada pelo COB (Comitê Olímpico do Brasil) visando driblar dificuldades impostas pela pandemia do novo coronavírus no Brasil na preparação para os Jogos Olímpicos de Tóquio.

O projeto tem servido ainda como ponte para competições em solo europeu. Em muitos países, exige-se um período mínimo de permanência no continente antes de chegar por lá.

Foi assim com os tenistas João Menezes, Thomaz Bellucci, Beatriz Haddad Maia e Carol Meligeni, que treinaram por quase três semanas em Rio Maior e agora já estão correndo o circuito mundial, divididos entre Itália, Portugal e Suíça. O mesmo vale para o judô, triatlo, maratonas aquáticas e vela.

COB
Judô brasileiro permanecerá em Portugal mais tempo que o esperado (CBJ)

Pelo Brasil

Enquanto uns buscam atividades em Portugal, outros dão continuidade aos treinamentos no Brasil. A maior parte dos nadadores retornou ao país no último fim de semana e já está de volta à rotina normal em seus clubes. Eles seguem o exemplo do boxe, em São Paulo, e do nado artístico, no Rio de Janeiro, em preparação para os respectivos pré-olímpicos, em 2021.

Mais em Tóquio 2020