Siga o OTD

Ciclismo Mountain Bike

No short track, Avancini fica no 4º lugar da etapa de Petrópolis

Em final emocionante e por muito pouco, brasileiro fica fora do pódio na abertura da Copa do Mundo

henrique avancini mountain bike copa do mundo petrópolis
(Foto: Fabio Piva/ Red BUll Content Pool)

Começou com um quarto lugar na prova de short track a participação de Henrique Avancini na Copa do Mundo de MTB 2022, em prova disputada na tarde desta sexta-feira (8), em Petrópolis (RJ). O brasileiro da Cannondale Factory Racing terminou o percurso de 7 voltas com o tempo de 19min57seg. A vitória ficou com seu companheiro de equipe, o sul-africano Alan Hatherly.

Na segunda colocação ficou o suíço Thomas Litscher, enquanto o francês Maxime Marotte foi o terceiro colocado e completou o pódio. Para se ter uma ideia de quão disputada a prova foi, Henrique Avancini chegou dois segundos atrás do vencedor da prova.

A prova desta sexta-feira (8) teve todos os ingredientes de uma etapa de Copa do Mundo de MTB, que volta a ser disputada no Brasil após 17 anos. Cerca de 10 mil pessoas estiveram na arena para apoiar Avancini, que durante toda a disputa esteve entre os primeiros colocados. Após o final da corrida, Avancini foi recebido pelos torcedores com muitos aplausos.

Maior nome do ciclismo brasileiro, Avancini já foi campeão mundial na categoria maratona (XCM), vice-campeão mundial no short track (XCC) ano passado, ganhou etapas da Copa do Mundo e outros títulos internacionais nos últimos anos, além de somar 19 conquistas de Campeonato Brasileiro e duas participações em Olimpíadas. Atualmente Avancini ocupa a 7ª colocação do ranking da UCI (União Ciclística Internacional).

A grande maioria dos ciclistas que participaram da prova nunca competiram uma etapa da Copa do Mundo no Brasil. Dentre eles Henrique Avancini, atleta brasileiro que ocupa a 7ª colocação do ranking da UCI (União Ciclística Internacional).

+ Atletas conseguem cinco índices para o Mundial no 1º dia de Troféu Brasil

avancini copa do mundo mountain bike petrópolis
(Foto: Michele Mondini)

+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIK TOK E FACEBOOK

Para disputar a etapa de Petrópolis da Copa do Mundo de mountain bike, a bicicleta de Henrique Avancini (Cannondale Scalpel) foi totalmente customizada. A ação faz parte do projeto Pedaling for a Reason, iniciativa criada pelo atleta em parceria com o estúdio Black Tiger e a plataforma Semexe. Após a competição, a bike será leiloada e a verba arrecadada será utilizada para promover curso de formação de mecânico para pessoas em vulnerabilidade social, além de outras iniciativas. O grafismo da bicicleta de Avancini para a prova foi inspirado em elementos locais de Petrópolis, como as colorações da árvore Ipê e da ave Maritaca, referências de fauna e flora da região.

Programação:

Dia 8 de abril (sexta-feira): XCC, a partir das 16h20 (horário de Brasília)
Dia 10 de abril (domingo): XCO feminino, a partir das 11h (horário de Brasília), e XCO masculino, a partir das 14h15 (horário de Brasília)

APOIE O OLIMPÍADA TODO DIA

Desde setembro de 2016, o Olimpíada Todo Dia não deixa você ter saudade dos Jogos nunca. É o único veículo de comunicação que todos os dias traz a trajetória dos atletas olímpicos e paralímpicos, combatendo a monocultura do futebol e na busca de ajudar a mudar a cultura esportiva do Brasil. Gosta do nosso trabalho? Nos apoie! Faça um pix para [email protected]

Outra alternativa para nos apoiar é usando o cupom OTD em compras na Centauro. Com o cupom, você ganha 10% de desconto na compra de equipamentos esportivos e parte do valor será revertido para o Olimpíada Todo Dia. Vale lembrar que os descontos não são cumulativos. Se alguma peça já estiver em oferta, você não conseguirá aumentar o desconto, mas se colocar o cupom OTD, parte do valor vai ajudar o portal do mesmo jeito. Você pode comprar também pela vitrine do OTD no site das Centauro.

Mais em Ciclismo Mountain Bike